Brasil é Top 3 em número de usuários do ChatGPT 🏆

E mais: Perplexity oferece US$ 34.5 bi pelo Google Chrome; Como criar prompts para o GPT-5

Fala Data Hackers! Com mais uma semana começando, que tal mergulhar nas novidades do mundo dos dados?

Essa é a newsletter do Data Hackers, a melhor forma de iniciar a semana por dentro das principais novidades do mundo dos dados e AI.

Aproveitando, esses são alguns dos destaques de hoje:

P.S.: Ainda não é assinante da newsletter? Clique aqui para se inscrever gratuitamente

O Data Hackers Challenge 2025 está chegando ao fim, e no dia 20/08 as 19:30, você vai descobrir quem vai levar os prêmios para casa!

Nessa Live, o time Data Hackers, junto com os especialistas da bancada avaliadora, irão comentar sobre as análises, contar todas as curiosidades da edição e… sortear brindes personalizados do Data Hackers.

Para concorrer aos brindes, você deve se inscrever e participar da transmissão ao vivo!

O Itaú lançou para o mercado sua plataforma de inteligência artificial generativa: a Inteligência Itaú, dando uma verdadeira aula de como investir em inovações e escalar soluções utilizando multiagentes.

Para contar os detalhes da jornada e do funcionamento da plataforma, no dia 03/09, vai rolar um evento híbrido gratuito na sede do Banco, o Meetup Itaú Data: Desenvolvendo a Inteligência Itaú. Os ingressos presenciais já estão esgotados, mas você ainda pode participar da transmissão online, retirando seu ingresso.

Para descobrir mais sobre a ferramenta e adquirir seu ingresso, acesse o artigo no Blog Data Hackers:!

💡 Essa semana, temos uma oportunidade especial para quem ama dados. A Porto Seguro está com duas vagas abertas, e uma delas pode ser o seu próximo passo!

Vem conferir:

Especialista em Engenharia de Dados (Tech Lead): Para você que quer desempenhar um papel de Especialista em Plataforma de Dados e ser a referência técnica, guiando os times técnicos, essa é a sua chance!

Especialista em Ciência de Dados – ML + IA: Quer ciência de dados que não fica no PowerPoint? Transforme dados brutos em impacto real. Aqui é mão na massa: criar modelos, testar, validar hipóteses e colocar no ar.

O Brasil está entre os três países que mais utilizam o ChatGPT semanalmente, atrás apenas dos EUA e Índia, com cerca de 140 milhões de mensagens enviadas diariamente. São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina lideram o uso no país. Os dados são da própria OpenAI, cuja pesquisa também destaca que os jovens brasileiros, principalmente aqueles entre 18 e 34 anos, estão entre os maiores usuários da tecnologia, o que indica um aumento na adoção de IA por estudantes e novos profissionais. (em Português)

Dica de Newsletter

Fala a verdade: eeu feed de notícias te faz ter vontade de ler?

A “1440” é uma newsletter cuja ideia é fugir dos algoritmos, sendo feita de humanos pra humanos. Parceira da comunidade Data Hackers, é voltada para pessoas curiosas e pode reunir assuntos tão diversos que vão de IA a vinhos: o importante é ser interessante.

Cadastre-se gratuitamente no link abaixo e passe a receber o feed diariamente:

Fact-based news without bias awaits. Make 1440 your choice today.

Overwhelmed by biased news? Cut through the clutter and get straight facts with your daily 1440 digest. From politics to sports, join millions who start their day informed.

Obs: Essa é uma parceria, para cada pessoa que clicar no link ou na imagem (o acesso ao conteúdo é gratuito) eles fazem uma doação para a comunidade Data Hackers (se quiser clicar vai ajudar a gente e ainda ter acesso a um conteúdo bem relevante 🥸).

A startup Perplexity causou impacto ao oferecer mais de 34 bilhões de dólares pelo navegador Google Chrome. A proposta astronômica, inclusive, ultrapassa em 50% a avaliação feita pela própria startup.

Com o apoio de gigantes como Nvidia, Softbank e Jeff Bezos, a Perplexity quer entrar de cabeça na corrida dos navegadores, especialmente com as recentes pressões antitruste contra o Google nos EUA. (em Português)

A OpenAI não para! O GPT-5 é um salto enorme em performance em relação a tarefas de agentes e codificação. E nesse guia, você confere dicas pra mandar bem nos prompts e turbinar o modelo em tarefas reais.

Descubra como maximizar a qualidade dos outputs, otimizar tarefas de codificação e explorar as novas APIs. Dá até pra ajustar o nível de “ansiedade” do modelo em decidir sozinho ou pedir mais instruções. (em Inglês)

OUTROS TÓPICOS

Este artigo da professora de computação cognitiva Iris van Rooij destaca a preocupante disseminação de informações imprecisas geradas por IA em plataformas acadêmicas como a ScienceDirect. Ela critica como essas 'definições' automatizadas, sem preocupação com a verdade, geram uma avalanche de dados enganosos, comprometendo a integridade científica. O texto leva a uma reflexão sobre o impacto negativo dos modelos de IA na produção e no consumo de conhecimento, e a responsabilidade que as instituições acadêmicas têm em proteger suas práticas dos chamados “AI slops”. (em Inglês)

Você já teve vontade de dominar a matemática por trás do Machine Learning? Este guia apresenta o caminho completo, indo desde álgebra linear até teoria das probabilidades, tudo com a intenção de desmistificar conceitos complexos e tornar mais acessível o entendimento de como redes neurais funcionam. É ideal para quem começou agora e quer uma direção clara, sem se perder em teorias avançadas e definições rebuscadas: comece por fundamentos como espaços vetoriais e gradientes, e entenda como eles são aplicados na prática. (em Inglês)

O Claude Sonnet 4 deu um salto na capacidade ao suportar até 1 milhão de tokens de contexto na API da Anthropic, o que permite processar grandes volumes de dados, como enormes codebases ou volumosos conjuntos de documentos, em uma única solicitação. Essa novidade está já está disponível para o público em versão beta no Amazon Bedrock, com o Google Cloud em vista. Entre as possibilidades de uso mais empolgantes estão a análise de códigos em grande escala e a síntese de documentos. (em Inglês)

Igor Babuschkin, que esteve ao lado de Elon Musk na fundação da xAI, resolveu seguir um rumo próprio e criar uma firma de venture capital focada na segurança envolvendo IA. Nomeada Babuschkin Ventures, a nova empreitada quer impulsionar pesquisas em segurança de IA e apoiar startups que trabalham com sistemas de agentes para o bem da humanidade. Será que vem coisa boa por aí? (em Inglês)

Um documento interno da Meta deixou muita gente de cabelo em pé! Descobriram que a empresa permitia que suas IAs tivessem conversas românticas e inapropriadas com crianças, além de criar informações médicas falsas e conteúdos discriminatórios. Após essa porrada, noticiada pela Reuters, a Meta afirmou que removeu essas diretrizes, mas especialistas ainda debatem as implicações legais e éticas disso tudo. E a bronca, claro, reacendeu o papo sobre a responsabilidade das big techs nas interações de IA. (em Português)

DICA DE VÍDEO

A Google lançou nas últimas semanas o Genie 3, novo modelo de IA capaz de gerar mundos virtuais controláveis através de prompts de texto, e de simulá-los em tempo real com resolução de 720p e 24 frames por segundo. E não estamos falando apenas de geração de vídeo: é possível interagir com o mundo criado, como num videogame. Neste vídeo você confere detalhes sobre o funcionamento do modelo e as perspectivas que isso traz, como o uso desses mundos virtuais para treinar robôs. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

Remoto

Remoto

MEME DA SEMANA

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

Como a inteligência artificial é percebida ao redor do mundo? Uma pesquisa global consultou mais de mil pessoas em 21 países e revelou que nações emergentes como Índia, Quênia e Brasil são mais otimistas em relação a essa tecnologia. Por outro lado, economias desenvolvidas, como EUA e Japão, mostram uma visão mais neutra, possivelmente devido a discussões éticas e regulatórias. (em Inglês)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

Quer fazer uma parceria com a comunidade Data Hackers?

Amplie a visibilidade da sua marca e produto entre as principais lideranças em dados, garantindo que suas iniciativas atinjam diretamente as maiores referências em dados e inteligência artificial do Brasil.

Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?

Pode dar sua opinião sincera...

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Logo