Vale a pena fazer mestrado em Data Science ou IA?

E mais: pesquisadores desenvolvem "veneno" para confundir modelos de IA em treinamento; 10 diagramas para conceitos comuns em Data Science.

Fala, Data Hackers! Prontos pra mais uma newsletter com as notícias mais quentes da semana?

Dessa vez trazemos um artigo sobre as vantagens e dificuldades de fazer mestrado em ciência de dados ou IA, e que pode ajudar a responder as dúvidas de muita gente que cogita ir por esse caminho. Fora isso, tem notícia sobre a possibilidade de artistas “envenenarem” modelos de IA que forem treinados com suas obras e artigo com diagramas para entender melhor conceitos de data science.

Confira ainda alguns outros destaques dessa edição:

Na terça-feira você tem um encontro marcado com o Data Hackers e Mulheres em Dados, onde vamos dar um panorama sobre a carreira e dados e trazer insights sobre como você pode usar os dados do State of Data para melhorar suas buscas e evoluir na sua carreira em dados.

Não esqueça de clicar em “Receber notificações" para saber quando a live começa. Nos vemos lá!

Até que ponto um mestrado em ciência de dados ou IA pode de fato somar para nosso conhecimento ou reconhecimento no mercado? O quanto um mestrado de fato nos exige? É possível levar em paralelo com outro trabalho?

Neste artigo, trago as dúvidas e comentários que mais ouvi de pessoas que tinham interesse em fazer um mestrado, e falo um pouco sobre como foi minha experiência de um total de 2 anos de pesquisa para me tornar mestre. (em Português)

Muitos modelos de IA vêm sendo treinados usando uma grande quantidade de textos, imagens, artes, vídeos e conteúdos diversos, sem que sequer um centavo de direitos autorais fosse pago aos autores, o que vinha revoltando muitos artistas e produtores de conteúdo.

Mas isso pode mudar: pesquisadores da Universidade de Chicago desenvolveram uma tecnologia que, alterando os pixels de uma imagem de forma imperceptível a olho nu, faz que as imagens levem os modelos de IA a alucinações. Com isso, os modelos desaprendem parâmetros anteriormente estabelecidos. (em Português)

Alguns conceitos em Ciência de Dados são realmente difíceis de serem compreendidos, por mais que sejam importantes tanto para desenhar algoritmos quanto para trabalhar com Machine Learning.

Neste artigo, o analista de dados Ben Hui apresenta 10 desses conceitos utilizando diagramas que facilitam sua assimilação. Muito útil para entender melhor ideias que nós, cientistas de dados, utilizamos com frequência no dia a dia. (em Inglês)

OUTROS TÓPICOS

Kalman Filter explicado para leigos
Kalman Filter é um algoritmo muito utilizado para fazer previsões sobre conjuntos de dados incertos e dinâmicos. Além disso, esse algoritmo também é muito usado em campos como análise de séries temporais e até em visão computacional. Este artigo ajuda a entender melhor o funcionamento do Kalman Filter trazendo uma visão um pouco mais simplificada sobre ele. (em Inglês)

Nova ferramenta da Adobe permite melhorar qualidade de vídeos antigos
Um novo recurso da Adobe usa tecnologia de upscaling baseada em IA generativa para aprimorar detalhes de vídeos antigos, aumentando a resolução e melhorando a nitidez. No artigo, é possível ver exemplos da atuação da ferramenta, que pode num futuro breve chegar a softwares de edição como o Adobe Premiere. (em Português)

Como transformar dados no Redshift usando DBT e Airflow
Neste artigo, o Data Hacker Cícero Moura apresenta um exemplo passo a passo de como transformar e modelar dados armazenados no Amazon Redshift usando DBT e Airflow, se servindo para isso de dados de venda no site da Amazon disponibilizados no Kaggle. (em Português)

Universal Music processa Anthropic por compartilhar letra de músicas
O fato do Claude 2, principal concorrente do ChatGPT, fornecer letras de música quando solicitado e usar trechos de letras para criar outras obras, sem que tenha autorização para nenhuma das duas coisas, levou a Universal Music a processar a Anthropic, fabricante do modelo de IA. (em Inglês)

A pesquisa State of Data Brazil segue a todo vapor! Já foram mais de 2800 respostas que recebemos de profissionais de dados que estão nos ajudando a mapear o mercado brasileiro de dados! Mas, ainda dá tempo de você participar do State of Data Brazil! Clique aqui para participar da pesquisa (se você já havia começado ela mas não terminou, pode voltar de onde parou!).

A edição desse ano está ainda melhor, onde adicionamos perguntas relacionadas ao trabalho remoto e uso de inteligência artificial generativa. Além disso, ao finalizar a pesquisa, você terá acesso ao Guia de Carreira em Dados: um relatório detalhado com informações sobre carreiras, salários, formações e tudo mais que você precisa para montar seu plano para crescer na área de dados!

O State of Data Brazil é uma iniciativa da comunidade Data Hackers com a Bain & Company. Como nos anos passados, ao final vamos disponibilizar os dados da pesquisa (sem informações pessoais, é claro) além de um relatório detalhado com as maiores descobertas que tivemos esse ano. Já preencheu a pesquisa? Que tal nos ajudar compartilhando ela com seus colegas e grupos que participar?

E aí, podemos contar com seu apoio? Acesse www.stateofdata.com.br/newsletter e participe!

VAGAS DA SEMANA (Especial Itaú)

Se você busca uma carreira que esteja conectada com geração de insights e resoluções de problemas, desvendar padrões e contribuir para decisões estratégicas através de Dados & Analytics, temos uma novidade para você!

O Itaú está com várias oportunidades no time Dados para todas as vagas, de analista de dados a engenheiro de machine learning! Clique no botão abaixo e confira as áreas e oportunidades de evoluir na sua carreira no maior banco privado da América Latina!

MEME DA SEMANA

Aaaaaaaaaah!!!

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

De todas as comidas, o suco congelado no saquinho é uma daquelas cujo nome mais varia Brasil afora. As variações tem uma geografia muito própria: desconhecem fronteiras de estados e regiões e formam muitas “manchas” pelo mapa do Brasil. E não faltam nomes curiosos: laranjinha, cremosinho, sacolé, dindim e até chopp, nome que leva os turistas que visitam o Pará a episódios um tanto confusos.

Tentando fazer um retrato definitivo da questão, o pessoal do Brasil em Mapas fez esse dataviz com o nome da curiosa guloseima Brasil afora. E aí, eles acertaram qual o nome do suquinho onde você mora? (Em Português)

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

apply(ops) 23
14 de novembro - Online

Microsoft Reactor - LangChain com Microsoft Azure OpenAI
1 de novembro às 13h - (Gratuito - online)

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?

Pode dar sua opinião sincera...

Login or Subscribe to participate in polls.

Logo