Última semana para participar da pesquisa State of Data

Responda, ajude a comunidade e ganhe acesso a um relatório exclusivo sobre carreira e salários em dados

Bom dia, aqui é o Lages do Data Hackers e essa é a primeira vez em mais de 7 anos que a newsletter do DH não vai chegar para a comunidade na segunda-feira de manhã.

Eu tenho um bom motivo para isso e vou explicar…

Estamos na reta final da Pesquisa State of Data Brazil, o maior mapeamento do mercado de trabalho em Dados e Inteligência Artificial, que é realizado pela comunidade Data Hackers com apoio da Bain & Company e já está em sua 6a edição, mas ainda não temos o volume de respostas ideal para garantir à qualidade da pesquisa… Diante disso vou dedicar o email de hoje para tentar convencer você à participar da pesquisa e apoiar à comunidade.

Se você já conhece à pesquisa e ainda não respondeu (ou não chegou ao final), gostaria muito de contar com à sua participação, à pesquisa não leva 7 minutos, você pode utilizar o tempo que ia dedicar para ler nossa newsletter para responder clicando no seguinte link:

Caso já tenha respondido à pesquisa esse ano, será que você poderia compartilhar à pesquisa no Slack/Teams/Google Chat do trabalho? Ou pelo menos compartilhar com algum grupo de colegas que trabalham na área de data e tecnologia?

Basta compartilhar à mensagem abaixo no grupo, preparamos com o objetivo de facilitar à divulgação:

Já respondeu à pesquisa State of Data Brazil esse ano? 🚀

É a maior pesquisa sobre carreira, salários e tecnologias em dados no Brasil, feita pela comunidade Data Hackers com apoio da Bain & Company. (Através dos dados da pesquisa muitos profissionais de dados e gestores tomam importantes decisões sobre dados e inteligência artificial)

A pesquisa leva só alguns minutinhos, e você pode responder nesse link: www.stateofdata.com.br

Agora, se você não conhece direito à pesquisa, por favor leia esse email até o final para entender o quanto sua participação é importante para toda a comunidade.

O que é à pesquisa State of Data Brazil e por que ela existe?

A pesquisa State of Data Brazil é o maior panorama do mercado brasileiro de trabalho em dados e inteligência artificial, está em sua sexta edição, e foi criada com o objetivo de levar informações relevantes do mercado para pro profissionais de dados.

No passado somente as empresas tinham acesso a esse tipo de informação e agora todo profissional pode baixar os dados e fazer suas próprias análises, uma vez que após a pesquisa os dados são anonimizados, processados e compartilhados com toda a comunidade.

Como a pesquisa ajuda profissionais e líderes de dados?

A pesquisa conta com diversas informações, incluindo

1️⃣ Tendências do mercado de dados:

💼 MODELO DE TRABALHO (localização e forma de atuação)

🎯 CARREIRA E SALÁRIOS (e novas profissões em alta)

2️⃣ Raio-X das profissões:

🚀 CRESCIMENTO DO MERCADO ATUAL

🤖 NOVAS PROFISSÕES SURGINDO

3️⃣ E, por fim um Deep Dive nas tecnologias:

💻 TECNOLOGIAS EM ALTA (linguagens, ferramentas, clouds)

⚙️ PRINCIPAIS HABILIDADES DO FUTURO (ou será do presente?)

Inclusive construímos um Guia completo, baseado em dados sólidos do mercado e vamos te dar acesso de forma gratuita ao responder a pesquisa.

Quem realiza a pesquisa? Por quê é tão importante a participação de todos?

A pesquisa acontece desde 2019, e é realizada pela comunidade Data Hackers em conjunto com a Bain & Company. É uma pesquisa que levamos a sério e tentamos manter de forma consistente.

Para manter a qualidade da pesquisa precisamos garantir que ela tenha uma amostra que reflita o mercado de trabalho de maneira estatisticamente significativa e a melhor forma de garantirmos isso é através de um grande volume de respostas, no último ano mais de 5.000 profissionais participaram.

Não leva nem 7 minutos, por isso separamos o tempo da newsletter de hoje para responderem a pesquisa.

Passo a passo para responder:

1️⃣ Responda a pesquisa State of Data Brazil 2025/2026 (não leva nem 7 minutos)

2️⃣ Ganhe acesso imediato ao material

Podemos contar com a sua participação?

São mais de 30 páginas com análises, cruzamentos de dados e gráficos relevantes sobre o mercado de dados e inteligência artificial em 2025. 

Esse é o maior mapeamento já realizado no mercado brasileiro de trabalho em dados, mas só vamos conseguir manter essa iniciativa com o apoio de todos os profissionais de dados.

Muito Obrigado pelo apoio!