Stack Overflow entra forte com IA ūüę†

Stack Overflow entra forte com IA

Fala Data Hackers! Estamos de volta com mais uma news!

Essa semana tivemos um an√ļncio de um player que estava meio esquecido por n√≥s todos: o Stack Overflow anunciou uma s√©rie de novos produtos baseados em IA! Contando com uma base gigantesca de nada menos que 58 milh√Ķes de perguntas e respostas sobre Tech, Data e Ci√™ncia em Geral, a SO est√° lan√ßando seu pr√≥prio assistente e a possibilidade dos clientes fazerem sua pr√≥pria base inteligente.

Tamb√©m tivemos o an√ļncio do Jupyter 7, com v√°rias features legais, al√©m do famigerado Dark Theme kkkk

Mas não é só isso! Tem mais:

7 de AGOSTO √© a √ļltima chance!

O Stack Overflow anunciou essa semana um momento empolgante com a introdu√ß√£o da intelig√™ncia artificial generativa (IA) na sua plataforma p√ļblica, Stack Overflow for Teams e em novos produtos. Esta integra√ß√£o leva o vasto conhecimento de 58 milh√Ķes de perguntas e respostas da comunidade diretamente para o local onde os desenvolvedores trabalham.

Toda essa inovação está sob o guarda-chuva do OverflowAI. As principais novidades anunciadas incluem:

> um novo sistema de busca sem√Ęntica, constru√≠do sobre uma base de dados vetorial, que permite respostas mais inteligentes;

> a capacidade de ingest√£o de conhecimento empresarial, permitindo aos usu√°rios criar uma base de conhecimento em minutos usando conte√ļdo preciso e confi√°vel;

> e um chatbot, o StackPlusOne, que fornece solu√ß√Ķes para desafios t√©cnicos diretamente no Slack.

Al√©m disso, uma extens√£o IDE para o Visual Studio Code permitir√° que os desenvolvedores encontrem solu√ß√Ķes sem interromper seu fluxo de trabalho. O GenAI Stack Exchange ser√° um espa√ßo para a comunidade compartilhar conhecimento sobre engenharia de prompts, otimiza√ß√£o do uso de IA, e manter-se atualizada sobre as ferramentas GenAI.

Depois de sofrer bastante com a queda em seus acessos após o boom do GPT, o Stack Overflow está comprometido em manter a confiança em suas tecnologias, aplicando fortemente IA na sua base gigante! (em Português)

Frustrado com a baixa efic√°cia do algoritmo do Linkedin pra sugerir vagas que lhe interesse, o Data Hacker Victor Sampaio decidiu construir um app que, todos os dias, pesquisasse, armazenasse, e processasse as vagas publicadas nas √ļltimas 24 horas, utilizando um algoritmo de machine learning para determinar a relev√Ęncia.

Victor decidiu, para equilibrar a base de dados, as vagas muito relevantes foram reclassificadas como relevantes, com o objetivo de evitar o data leakage.

O artigo prossegue descrevendo o processo de engenharia de features e treinamento do modelo de machine learning, especificamente, o uso do XGBoost. Ele ainda explicou a diferença entre XGBoost e Random Forest, duas técnicas de aprendizado de máquina baseadas em árvores, mas com estratégias distintas.

Quer aprender webscraping, python e ainda ficar de olho em vagas legais, não deixe de ler! (em Português)

Finalmente uma notícia na TV que não fala que a IA vai acabar com o mundo! kkk

Pesquisadores e médicos do Instituto de Pesquisa Médica Northwell Health em Nova York juntaram IA que aprende estímulos elétricos com chips implantados no cérebro de pacientes.

O paciente Keith Thomas havia perdido o movimento do tronco e dos membros após quebrar o pescoço após um mergulho em uma piscina rasa. Depois do procedimento que durou mais de 15 horas, a equipe médica fez um implante no Keith, que conseguiu sentir o toque de sua irmã.

Ele disse que o mais importante para ele é poder recuperar alguma independência após o procedimento.

Muito empolgante ver esse tipo de avanço na IA + Medicina!

(em Português)

OUTROS T√ďPICOS

O Metabase, data-viz open-source famoso e amado por todos, anunciou 2 bugs de seguran√ßa cr√≠ticos em 1 semana. O √ļltimo deles, classificado como muito cr√≠tico, sugere que, caso o cliente n√£o consiga fazer o workaround, deve DESLIGAR IMEDIATAMENTE suas m√°quinas at√© que um patch seja disponibilizado para resolver o problema. Treeeeta! (em Ingl√™s)

O pessoal do projeto Jupyter, uma das IDEs mais amadas pelos cientistas de dados foi lançada! Com features como Debugger, Dark Theme (sim, vocês sempre pedindo em TUDO kkk) e Colaboração em Tempo-real, Jupyter vem pra fortalecer sua adoção e uso na comunidade de dados. Neste post, você pode acompanhar essas novidades e outras mais.

(em Inglês)

O Data Hacker e PhD Carlos Costa escreveu um artigo sugerindo uma nova abordagem de modelagem de dados, que bebe das fontes de Kimbal, do Data Warehouse, e também do Max Beauchemin, um dos criadores do Apache Airflow. Nesse post, Carlos conta um pouco de sua base teórica. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

Engenheiro de Dados Senior - Wildlife StudiosHíbrido - São Paulo/SP

  • Forma√ß√£o em Computa√ß√£o ou √°reas relacionadas

  • +2 anos de experi√™ncia em Data Eng. em problemas de alta-escala e complexidade

  • Proefici√™ncia em SQL, Python e/ou Spark

  • Experi√™ncia em cria√ß√£o de Data Pipelines

  • Experi√™ncia em AWS

  • Conhecimentos em Airflow ou orquestradores s√£o diferenciais

S√£o Paulo - SP

  • Ferramentas open source e AWS voltadas para Big Data (ex: Hive, Spark, Presto/Athena, etc)

  • Conhecimentos b√°sicos sobre arquitetura de solu√ß√Ķes AWS

  • Conhecimentos espec√≠ficos sobre os elementos de Analytics AWS para a constru√ß√£o de pipeline de dados (ETL/ ELT) incluindo EMR, Glue, Athena e RedShift;

  • Boas pr√°ticas de Engenharia de software para esteiras de CI/CD,

  • Linguagem de manipula√ß√£o de dados SQL, Python ou Java

MEME DA SEMANA

‚ÄúEu sinto que esqueci alguma coisa‚Ķ‚ÄĚ

“Se você esqueceu, então não é importante."

√ȂĶ voc√™ est√° certo‚Ķ"

Billing de 1000 USD AMANHÃ na sua casa kkkkk

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

O pessoal da Bain & Company compilou resultado de uma pesquisa com diversos de seus clientes e parceiros sobre o uso de Assistentes Inteligentes para cria√ß√£o de c√≥digo. O infogr√°fico mostra a grande tend√™ncia de uso, mas tamb√©m crescentes controles e preocupa√ß√Ķes. Veja! (em Ingl√™s)

PROXIMOS EVENTOS E MEETUPS

Data Makers Fest (Porto - Portugal)23 e 24 de Outubro de 2023

29 de junho de 2023 - 09h00 às 10h30 (BRT) - Gratuito

Big Data Brazil Experience 2023 21 de outubro - SP - Participantes do Data Hackers tem descontos pelo link

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Logo

Copyright © datahackers.com.br.Gostaria de parar de receber esses emails?Você pode atualizar suas preferências ou remover o cadastro dessa lista de emails.

Twitter icon
Website icon
LinkedIn icon
Medium icon