- Data Hackers Newsletter
- Posts
- O Podcast do Data Hackers agora é dublado por inteligência artificial
O Podcast do Data Hackers agora é dublado por inteligência artificial
E mais: Será que o ChatGPT é esquerdista? Estudo tenta entender o comportamento de LLM's; Grok-2: o modelo de IA "rebelde" de Elon Musk foi oficialmente lançado
Se inscrever | Parcerias | Podcast | Blog
Fala Data Hackers! Bora abrir mais uma semana se ligando no que tem rolado de mais quente no universo dos dados?
Essa é a newsletter do Data Hackers, a melhor forma de iniciar a semana por dentro das principais novidades do mundo dos dados e AI.
Aproveitando, esses são alguns dos destaques de hoje:
P.S.: Ainda não é assinante da newsletter? Clique aqui para se inscrever gratuitamente
Prepare-se para uma experiência inovadora e disruptiva! No primeiro episódio do nosso podcast dublado por IA, exploramos o os debates mais atuais e relevantes sobre a disputa entre MLOps e LLMOps. Para isso, contamos com a participação de Demetrios Brinkmann, membro ativo da MLOps Community, que apontou as principais diferenças técnicas entre MLOps e LLMOps e o que isso significa para os profissionais que atuam nessa área. E tudo isso com a precisão e naturalidade das vozes geradas por inteligência artificial! (em Português)
Com o crescimento do uso dos LLMs para tarefas como geração de texto, resumo e recuperação de informações, o ideal seria que os modelos produzissem respostas politicamente imparciais, até para prevenir bolhas de informação e mitigar o viés de confirmação, certo? Este artigo, que está dando o que falar, propôs uma estrutura quantitativa e projetou um pipeline para investigar sistematicamente a orientação política dos LLMs, passando por temas que vão do aborto a questões LGBT. Vale conferir o resultado e as diferenças no posicionamento dos modelos. (em Inglês) | O bilionário Elon Musk acaba de lançar o Grok-2, modelo de IA gerador de imagens que, ao contrário dos concorrentes, não tem restrições éticas rígidas. Com isso, usuários já estão inundando a internet com deepfakes e imagens controversas de políticos e celebridades. Parece que Musk, que sempre foi resistente à moderação de conteúdo, está dobrando sua aposta em sua ideia do que seria liberdade e, com isso, gerando toda uma série de discussões e polêmicas (além das imagens controversas). (em Português) |
Prepare-se para o próximo Supletivo Data Hackers! Desta vez, vamos mergulhar fundo na segurança em projetos de Inteligência Artificial. 🌐🔒
Com a participação especial de Julio S., vamos explorar como é possível hackear modelos de linguagem (LLMs) e discutir as melhores práticas para proteger suas aplicações. Entenda os riscos envolvidos, aprenda a mitigar vulnerabilidades e eleve a segurança dos seus projetos de AI.
📅 Data: 28.08
🕒 Horário: 20h
OUTROS TÓPICOS
Construir um produto de dados envolve coletar e processar grandes volumes de dados para, a partir desses dados, fornecer insights acionáveis para contribuir com a tomada de decisões estratégicas e operacionais. Fazer isso na indústria de saúde exige, além de tudo isso, muito cuidado com a privacidade e segurança dos dados. Neste artigo, o analista de dados Guilherme Oliver conta um pouco sobre a construção dois produtos de dados na Afya, hub de educação e soluções para a prática médica, cumprindo esses requisitos. (em Português)
Levar os dados de onde eles são criados até onde eles podem ser efetivamente usados nem sempre é uma linha reta: é essa a função das tecnologias de orquestração de dados, como o Apache Airflow, projeto de código aberto que tem como propósito criar pipelines para levar os dados para onde eles precisam estar. Nas últimas semanas saiu a atualização 2.10 do Apache Airflow (acesse aqui), que tem a execução híbrida como uma de suas principais novidades. Vale conferir. (em Inglês)
A equipe de IA da AWS da Amazon revelou uma nova ferramenta de pesquisa projetada para resolver um dos problemas mais desafiadores da IA: garantir que um modelo de IA generativa consiga resgatar e integrar com precisão em suas respostas conhecimentos que são externos a ele. A ferramenta, chamada de RAGChecker, parece no momento estar sendo usada apenas internamente por pesquisadores e desenvolvedores da Amazon, e não há previsão de lançamento comercial. (em Inglês)
Na rápida evolução do universo da gestão de dados, duas tecnologias emergem como fundamentais para as arquiteturas modernas: Databricks e Data Fabric. Neste post, o arquiteto de dados e IA Sergio Ricardo Pantano fornece uma exploração detalhada de ambos, elucida suas características, casos de uso e explica como escolher entre eles com base nas necessidades da sua organização. (em Português)
DICA DE VIDEO
Confira em primeira mão o supletivo que apresentamos na última semana, com nosso convidado Eliezer Zarpelão trazendo conceitos básicos dos grafos e sua importância na análise de dados, e apresentando ainda as principais funcionalidades da plataforma Neo4j, banco de dados grafos que é líder do segmento e que permite modelar e analisar dados complexos de forma eficiente. (em Português)
VAGAS DA SEMANA
Híbrido - Campinas-SP | Híbrido - São Paulo-SP |
DATA VISUALIZATION DA SEMANA
Os refrigerantes estão entre as bebidas favoritas dos estadunidenses e sua importância vem crescendo na indústria alimentícia do país, com a previsão de alcançar 388 bilhões de dólares em vendas anuais em 2025. Este Dataviz apresenta a divisão desse mercado de 1995 até hoje, com base em dados organizados pelo The Wall Street Journal, e permite ver uma queda da Pepsi e a ascensão de outras marcas como Dr. Pepper e Sprite. (em Inglês)
PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS
11 e 12 de setembro - São Paulo-SP
18 a 20 de setembro - São Paulo-SP
16 a 21 de outubro - Rio de Janeiro-RJ
Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.
Quer fazer uma parceria com a comunidade Data Hackers?
Amplie a visibilidade da sua marca e produto entre as principais lideranças em dados, garantindo que suas iniciativas atinjam diretamente as maiores referências em dados e inteligência artificial do Brasil.
Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?Pode dar sua opinião sincera... |