O Google est√° com medo das AI open-source? ūüė®

Documento do Google acredita que open-source ir√° super√°-los no futuro

Fala, Data Hackers! Eu ia dizer que essa semana em dados e AI foi bem agitada, mas, é difícil pensar em uma semana que não foi agitada esse ano, não é mesmo?

A not√≠cia da vez foi um documento vazado do Google onde um pesquisador traz suas preocupa√ß√Ķes sobre o cen√°rio das AI generativas, mais especificamente as LLMs, onde ele acredita que o cen√°rio open-source vai fazer empresas como Google e OpenAI obsoletas. Confira mais na edi√ß√£o de hoje.

Além disso, se liga no que você vai conferir nessa edição:

Um documento vazado do Google mostra um pesquisador trazendo preocupa√ß√Ķes. acerca do cen√°rio de AI. O documento que pode ser lido aqui, traz pontos que mostram porque nem a Google nem a OpenAI possuem vantagens competitivas contra um outro competidor: a comunidade open-source.

Estamos vendo muitos avanços importantes sendo movidos no cenário open-source, com modelos atingindo grandes potencias e custando cada vez menos. Segundo o documento, ele ainda acredita que open-source vai superar ambas as empresas. (em Inglês)

Um artigo da Nature bem interessante sobre como dados sintéticos podem ser uma opção muito poderosa para pesquisadoers preocupados com privacidade. (em Inglês)

Um estudo mostrando como será a relação de humanos com máquinas equipadas com AI no futuro. (em Inglês)

OUTROS T√ďPICOS

MPT: o novo modelo open-source de LLM que está dando o que falarEssa semana foi lançado o MPT, um modelo de 1 trilhão de tokens que está chamando a atenção por estar batendo benchmarkings e ser totalmente open-source, incluindo para aplicação comercial. O modelo é capaz de gerar texto e código, além de poder criar textos bem longos. Coisa que só estamos vendo no GPT-4. (em Inglês)

A melhor explica√ß√£o sobre RLHF que voc√™ vai lerChip Huyen tem uma did√°tica incr√≠vel para explicar conceitos complexos de maneira bem simples. Dessa vez, ela traz um conte√ļdo explicando como funciona o Reinforcement Learning with Human Feedback, uma das t√©cnicas mais importantes para os avan√ßos que vemos em AI atualmente. (em Ingl√™s)Samsung pro√≠be seus funcion√°rios de usar AI como Bard e ChatGPTFalamos aqui esses dias sobre a treta que rolou da Samsung enviando dado sens√≠vel para o ChatGPT, e agora isso parece ter escalonado para outro n√≠vel: a empresa est√° proibindo seus funcion√°rios a utilizar AI generativas. (em Ingl√™s)

DICA DE V√ćDEO

A Cassie Kozyrkov fez uma palestra muito massa falando sobre os avanços em AI e como isso se relaciona com a discussão sobre automatização de empregos. Vale muito a pena conferir! (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

  • Superior Completo

  • EXP. com SQL e Python para an√°lise de dados

  • Ingl√™s

  • Boa comunica√ß√£o

  • Conhecimento em Estat√≠stica e Machine Learning

  • Visualiza√ß√£o de Dados

  • SQL

  • Python

MEME DA SEMANA

Eu n√£o sou o √ļnico a fazer isso n√£o, n√©?

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

Existe um conceito bem interessante e desconhecido chamado Dark Patterns, que √© quando empresas utilizam de artif√≠cios (muitas das vezes, de UX) para dificultar algumas a√ß√Ķes de seus usu√°rios, como descadastrar de seu servi√ßo. O pessoal do The Pudding fez uma an√°lise ao tentar se descadastrar de 16 empresas, e contar como elas dificultam essa a√ß√£o. (em Ingl√™s)

PR√ďXIMOS EVENTOS

30 de Maio e 01 de Junho - 9:00 às 12:00

Big Data Brazil Experience 2023 21 de outubro - SP - Participantes do Data Hackers tem descontos pelo link

Copyright © datahackers.com.br.Want to change how you receive these emails?You can update your preferences or unsubscribe from this list.