O ChatGPT tá escrevendo redação do ENEM

Apple anuncia tecnologia que cria audiolivros; Microsoft lança AI capaz de simular voz humana;

Fala, Data Hacker!

Feliz 2023 e seja muito bem-vindo a mais uma newsletter do Data Hackers que volta com tudo nesse ano novo. E 2023 já começou com altas novidades quando falamos sobre o mundo de dados e AI: o ChatGPT continua explodindo e novas tecnologias estão surgindo, mostrando um ano muito promissor a frente. Além do destaque dessa news, em que o ChatGPT foi usado para fazer uma redação do ENEM e avaliado por corretores humanos, nós também vamos falar de:

O pessoal do G1 fez um experimento com o ChatGPT. Usando o tema de redação do ENEM do ano passado, eles pediram que a AI escrevesse uma redação. Essa redação foi avaliada por corretores humanos, que deram uma nota de 680 pontos (máximo de mil) para ela. Nada mal, não é? (em Português)

Uma nova tecnologia da Nvidia está chegando as placas de vídeo nos próximos meses. Trata-se de uma tecnologia de upscaling, que faz com que videos serrilhados ou embaçados possam ser assistidos em alta definição sem perda de qualidade. A tecnologia estará disponível para Chrome e Edge. (em Inglês)

 

A Apple lançou de fininho um novo e polêmico serviço de audiobooks narrados por uma AI, que dispensam narradores humanos. A criação do serviço foi envolvida em polêmicas com as agências e autores, que foram informados que a Apple arcaria com os custos e que eles receberiam royalties. O pessoal do

. (em Inglês)

2022 foi um ano muito bom para a OpenAI. Eles lançaram o DALL-E 2 e o ChatGPT, que fez com que os olhares do público geral se voltassem para eles. Agora, eles querem aproveitar ainda mais essa onda de popularidade. Segundo o Wall Street Journal, a OpenAI está em conversas com fundos de investimento que pretendem investir e comprar ações, fazendo seu valuation chegar a US$ 29 bi. Para fim de referência, a DeepMind (criadora do Alpha GO) foi vendida para a Google por pouco mais de US$ 500 mi. (em Inglês)

A gente nem terminou de tirar a árvore de Natal da sala e a Microsoft já começa o ano com tudo, lançando o VALL-E, uma AI capaz de gerar voz a partir de textos. A AI usa uma voz de base (um narrador humano, por exemplo) para criar a partir de uma combinação com texto, uma nova voz totalmente sintética. Os resultados são impressionantes, onde o VALL-E consegue até contemplar uma grande variedade de emoções humanas. Mal posso esperar por uma boa alma liberar o modelo pré-treinado no Hugging Face! (em Inglês)

Se você é como eu e curte jogos, sabe o quão tóxica a comunidade gamer pode ser (alguém aí já jogou uma rankeada de LOL?). Em uma iniciativa inédita para lidar com esse comportamento, a Ubisoft (criadora de jogos como Far Cry e Assassin's Creed) e a Riot Games (League of Legends e Valorant) se uniram para criar formas de atacar comportamento tóxico na comunidade gamer utilizando AI. (em Inglês)

DICA DE VÍDEO

A verdade sobre AI ficando "criativas"O Marques Brownlee é um dos mais influentes criadores de conteúdos da atualidade (e que tem uma capacidade inexplicável de me prender em todos os vídeos que assisto dele), e ver ele falar sobre AI criativa (DALL-E, ChatGPT) me faz imediatamente clicar no vídeo para assistir. Nesse vídeo, ele fala sobre sua perspectiva sobre AI e sobre como elas podem (ou não) substituir humanos. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

  • Superior completo

  • Conhecimento em programação

  • Conhecimento em Machine Learning

  • Conhecimento em BI

  • EXP com criação de conteúdo

  • Boas práticas de desenvolvimento

  • EXP com IaC

  • EXP com CI/CD

  • Boa comunicação

  • Inglês avançado

"OpenAI esperando o ChatGPT começar a ser pago"A gente sabe que isso tá chegando, né?

O ano de 2022 foi um ano transformador pra mim. Comecei a prestar mais atenção na minha saúde emocional e entender os sinais e sentimentos que meu corpo dava. Transformei meditação em um hábito, comecei a fazer acompanhamento psicológico, e dediquei mais tempo a família. Queria poder ter começado isso antes.A data viz dessa semana é esse trabalho do The Pudding que eu queria ter conhecido antes, onde o autor te conduz em uma jornada sobre seus sentimentos, começando com uma simples pergunta: "Como você está?". Quem sabe você não aproveita esse começo de ano pra já colocar entre as suas metas cuidar mais da sua mente? (em Inglês)