Microsoft e Meta se unem para mudar o futuro da Inteligência Artificial 🤖

Microsoft e Meta se unem para mudar

o futuro da Inteligência Artificial

Fala Data Hackers, bora iniciar mais uma semaninha cheia de dados?

Dessa vez foi o Instagram do @zuck que trouxe a novidade mais animadora para a comunidade de AI. Com uma foto onde estava ele, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, abraçado com Satya Nadella, CEO da Microsoft (no maior estilo parças do Neymar) anunciando a parceria da Meta com a Microsoft para a disponibilização do Llama 2, a mais nova geração de modelo de linguagem de IA da Meta e concorrente direto ao ChatGPT.

(A grande diferença é que o Llama 2 foi aberto inclusive para uso comercial, ou seja o Open Source começa a ganhar muito mais força no mundo dos LLMs, depois que a OpenAI deixou de ser tão "Open” assim)

Mas não para por aí, essa semana está cheia de Lives e novidades no mundo tech já comece a preparar a agenda!

Obs: O Challenge State of Data está em sua reta final, é uma competição 100% gratuita promovida pela comunidade Data Hackers, onde você faz análises de dados da pesquisa State of Data Brazil e concorre a prêmios incríveis, como um PS5, um Drone DJI e um Kindle Paperwhite. Para saber mais e se inscrever é só acessar esse link.

Além disso temos muitos outros assuntos quentes 🔥:

Quer aprender a usar o mais novo plugin do ChatGPT para analisar dados automaticamente? Essa quarta (26/07 as 20h) teremos uma live incrível no canal de Youtube do Data Hackers. Convidamos o Data Hacker Fabiano Castello para apresentar o passo a passo de como funciona o ChatGPT code interpreter. Na Live o Fabiano vai mostrar:

  • O que é o ChatGPT code interpreter

  • Como você pode ter acesso a esse plugin

  • As principais funcionalidades e possibilidades

  • Como você pode usar essa nova solução para analisar dados de forma automática, sem escrever códigos, só enviando comandos em linguagem natural

  • Exemplos reais com análises do dataset da pesquisa State of Data Brazil

  • Perspectivas do futuro das carreiras em dados com o avanço desse tipo de ferramenta

A live será um verdadeiro tutorial para entendermos quão avançada já está a solução!

Acesse o link aqui (em Português)

A notícia (muito boa) dessa semana veio direto do Instagram do Mark Zuckerberg e surpreendeu muita gente pois foi uma novidade bem animadora para toda a comunidade em volta dos avanços da inteligência artificial.

A Meta anunciou o lançamento do projeto open source Llama 2, a mais nova geração de modelo de linguagem de IA da Meta e concorrente direto ao ChatGPT, porém aberto a toda comunidade (sim, até mesmo as licenças de uso comercial foram liberadas). Com isso além de utilizar de forma acessível uma das tecnologias de LLM mais promissoras da atualidade todos vão poder utilizar ela em seus próprios projetos e empresas sem precisar pagar pelo uso.

O Llama 2 foi treinado com 40% mais dados quando comparado a sua primeira versão, dessa forma, a expectativa é que ele apresente quase o dobro da eficiência do Llama 1. A Meta ressaltou que, em comparação com outros modelos LLMs Open Source, o LLaMA 2 se destacou nos testes de desempenho, porém a empresa também reconheceu que o LLaMA 2 ainda não atinge a mesma eficiência do GPT-4 da OpenAI.

Inclusive você pode testar a tecnologia e utilizar neste app disponível na Hugging Face.

(Obs: nós testamos e os primeiros resultados foram surpreendentes). (em Inglês)

Machine Learning ou Aprendizado de Máquina já é algo bem difundido na comunidade, mas você já tinha ouvido falar do Machine Unlearning (ou desaprendizado de máquina - em livre tradução)?

Machine UnLearning é um subcampo do Machine Learning que visa remover a influência de um subconjunto específico de exemplos de treinamento - o "conjunto de esquecimento" - de um modelo treinado. Um algoritmo de desaprendizagem ideal usaria o modelo já treinado como ponto de partida e faria ajustes de forma eficiente para remover a influência dos dados solicitados.

Esse artigo explica em detalhes como funcionam esses tipos de algoritmos e seus principais casos de uso, e no final é apresentada uma competição onde o objetivo é desenvolver modelos avançados de Machine UnLearning. (em Inglês)

Em tempos de "life long learning", a questão não é mais se devemos continuar estudando e aprendendo coisas novas, mas como fazer para manter esse processo de aprendizado constante, de forma eficiente e mantendo a motivação.

No mais recente episódio do Podcast Staff Plus, Paulo Vasconcellos, Flávio Clésio e Marlesson Santana discutem não somente as formas em que gostam de aprender, mas também dando dicas sobre como planejam e montam uma estratégia de aprendizado, algo essencial para alguém que almeja uma carreira Staff+. (em português)

OUTROS TÓPICOS

A OpenAI acaba de lançar o Custom Instructions para o ChatGPT, essa nova funcionalidade vai permitir que você deixe pré-configurado uma série de informações, e a partir disso o ChatGPT sempre vai levar em conta essas informações antes de te fornecer uma resposta. Por exemplo, se você é um desenvolvedor Python e deixar essa informação configurada lá o ChatGPT sempre vai te mostrar exemplos de códigos em Python quando você fizer perguntas relacionadas a programação. (em Inglês)

Se você acompanhou a explosão do hype da IA ​​nos últimos meses, provavelmente já ouviu falar do LangChain. LangChain, é uma lib em Python e JavaScript para interface com LLMs, muito usada para a criação de modelos, chatbots e agentes que podem responder sobre contextos específicos. Nesse artigo, esse modelo é apresentado e em seguida são apresentados os seus maiores problemas. (em Inglês)

Esse site reuniu dezenas de artigos relevantes relacionados a sistemas de recomendação, incluindo detalhes sobre os sistemas do Tiktok, Google, Snap, Netflix, Alibaba, Linkedin (quem nunca passou raiva com esse? 🤣) dentre outros. Se você se interessa por esse tema e deseja se aprofundar mais, essa é uma excelente referência. (em Inglês)Compreendendo a importância do envio de eventos e os desafios por trás dessa estratégia de organização de dadosEsse artigo do Timo Dechau é uma verdadeira aula sobre arquiteturas baseadas no envio de eventos, abordando a importância dessa estratégia, um passo a passo sobre como funciona por trás dos panos e os principais problemas e desafios que geralmente acompanham essa abordagem. (em Inglês)

O InfraRed 100 homenageia 100 empresas transformadoras em infraestrutura de nuvem. Esses pioneiros estabeleceram novos padrões de confiabilidade, escalabilidade, segurança e inovação, permitindo que outras empresas prosperem na era da nuvem e inaugurando um novo paradigma de criação de aplicativos. Essa lista é atualizada anualmente pelo fundo de venture capital Redpoint. (em Inglês)

Se você é um entusiasta de análise de dados ou está apenas começando sua jornada nesse campo, esta é a oportunidade perfeita para se familiarizar com o Tableau e e aprender os fundamentos dessa poderosa ferramenta de visualização de dados.

Nessa live mostraremos como criar visualizações impactantes e insights valiosos a partir de conjuntos de dados complexos. Prepare-se para mergulhar em um conteúdo empolgante e interativo, enquanto descobrimos as principais funcionalidades e dicas práticas do Tableau, permitindo que você desbloqueie todo o potencial dos seus dados.

Traga suas perguntas e participe dessa sessão interativa para aprofundar seus conhecimentos e não perca essa chance de ampliar suas habilidades em análise de dados.

Acesse o link aqui (em Português)

DICA DE VÍDEO

Onde um entusiasta ou curioso sobre inteligência artificial pode encontrar artigos científicos para mergulhar nas fronteiras mais avançadas da área?

Neste vídeo, Hallison Paz apresenta algumas opções onde você pode encontrar conteúdos sobre técnicas como machine learning e deep learning, e inteligência artificial em geral. (em português)

VAGAS DA SEMANA

  • Conhecimento em técnicas e fundamentos de aprendizado de máquina;

  • Experiência em reconhecimento de padrões e processamento de sinais;

  • Experiência em design de classificadores e regressores;

  • Conhecimento em probabilidade, estatística e projeto e avaliação de experimentos;

  • Experiência de trabalho em inteligência artificial em ambientes de big data;

  • Conhecimento em linguagens de programação (por exemplo, Python, C/C++, R);

Híbrido - São Paulo - SP

  • Aptidão para aprender de forma constante e rápida novas ferramentas;Conhecimento e experiência em ferramentas de preparação, manipulação ou visualização de dados (Ex: Machine Learning / Tableau / Power BI / SQL / Power Query);

  • Atuação prévia com people analytics / conhecimento sobre RH;

MEME DA SEMANA

Quem nunca passou raiva tentando baixar

os materiais e artigos da Elsevier não vai entender o meme…

Dica do Data Hacker Humberto Pereira no nosso canal do slack

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

O Dataviz em destaque essa semana mostra como anda a crise imobiliária nos USA relacionada especificamente a imóveis comerciais. Com o grande volume de empresas que optou pelo modelo híbrido ou home office no pós pandemia, um enorme número de escritórios está desocupado e disponível para locação o que vem causando uma grande crise nesse setor. O artigo discute sobre os principais motivos relacionados a essa crise e lista as principais cidades que estão enfrentando esse problema. (em Inglês)

PROXIMOS EVENTOS E MEETUPS

Supletivo Data Hackers - Tableau25 de julho, 20h - 100% Online e Gratuito

Live Data Hackers - ChatGPT Code Interpreter26 de julho, 20h - 100% Online e Gratuito

Big Data Brazil Experience 2023 21 de outubro - SP - Participantes do Data Hackers tem descontos pelo link

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Logo

Copyright © datahackers.com.br.Gostaria de parar de receber esses emails?Você pode atualizar suas preferências ou remover o cadastro dessa lista de emails.

Twitter icon
Website icon
LinkedIn icon
Medium icon