Meta desistiu do Metaverso e agora foca em IA

OpenAI anuncia o GPT-4; Stanford lança Alpaca; Microsoft lança AI que cria documentos

Que semana, hein?!

Fala, Data Hackers. Seja muito bem-vindos a mais uma newsletter! Essa semana foi absurdamente movimentada no mundo de dados e IA. Teve lançamento do Google, Microsoft, OpenAI, e até de Stanford! E você vai ficar sabendo de tudo nessa newsletter recheada de hoje para começar a semana bem informada. Se liga só no que você vai ver hoje:

Junto com o anúncio de que vai demitir 10 mil funcionários, a Meta anunciou seu investimento pesado em aplicar AI aos seus produtos e serviços, um ano após ter não só mudado de nome, mas também ter informado seus esforços em construir o Metaverso. A novidade foi bem vista por investidores, e agora só o tempo dirá o que eles irão criar. (em Português)

Recentemente o Pandas 2.0 chegou, e com ele vieram uma série de novas funcionalidades. O pessoal da Airbyte comentou as principais delas, incluindo o suporte a biblioteca queridinha do momento: o Polars. (em Inglês)

Essa semana o suspense por trás do GPT-4 chegou ao fim após a OpenAI anunciar a nova versão de sua IA. Agora, ela possui uma capacidade de geração de texto muito maior, e com suporte a imagens, onde você pode fazer perguntas sobre lógica e até pedir para explicar uma piada visual. Confira o anúncio. (em Inglês)

OUTROS TÓPICOS

Microsoft meteu Copilot até no OfficeQue semana, não é mesmo? Dentre os muitos lançamentos que rolaram (alguns quase tão importantes quanto o lançamento do dataset da pesquisa do State of Data Brazil), teve a surpresa da Microsoft em lançar o Copilot para a suite Microsoft 365 (o nosso querido Office). A tecnologia, que provavelmente tem a mão e mente da OpenAI, permite você utilizar linguagem natural para criar documentos, apresentações e até assuntos de reunião. Confira o vídeo de apresentação, é impressionante. (em Português)

Anthropic lança Claude para competir com o ChatGPTA Anthropic é uma empresa criada por ex-funcionários da OpenAI, e que recentemente recebeu uma bolada de investimentos da Google. Essa semana eles lançaram a API do Claude, modelo que veio como um concorrente do ChatGPT. Embora os preços não sejam tão competitivos, é certo que agora existe mais um peixe no aquário, e eu quero mais é que eles briguem. (em Português)Stanford lança o Alpaca: um modelo de linguagem que está batendo de frente com o GPT-3Desde que a Meta lançou o Llama, um modelo que veio como resposta ao ChatGPT, começaram a surgir uma série de modelos camelídeos (essa semana lançaram até o Cabrita, um modelo fine-tunado em Português). Mas, um modelo que tem feito barulho é o Alpaca, liberado recentemente pela Universidade de Stanford. O Alpaca foi treinado em um dataset de instruções geradas pelo próprio ChatGPT, e possui uma performance parecida com o Davinci, modelo mais robusto da OpenAI. O modelo está gratuito para testar. (em Inglês)A Plataforma Unificada de Machine Learning do ExpediaO pessoal da Expedia contou um pouco sobre a motivação por trás da criação da sua plataforma de Machine Learning, explicando em detalhes como criou os componentes de tal plataforma. (em Inglês)

DICA DE VÍDEO

O Joma Tech trouxe, dentre as notícias da semana, um apanhado do que está rolando entre Google e o Bing na sua guerra pela supremacia das buscas

VAGAS DA SEMANA

Machine Learning Engineer - CreditasSão Paulo - SP (presencial)

  • Python, Java ou Kotlin

  • Conhecimento em Kafka e Spark

  • EXP. com Docker e Terraform

  • EXP. com automação de CI/CD

  • EXP. com deploy de modelos

Cientista de Dados Sênior - GympassSão Paulo - SP (Remoto)

  • EXP. prévia como Cientista de Ddos

  • Conhecimento em ML

  • Excelente comunicação

MEME DA SEMANA

Lembra quando falavam de NFT? Nem parece que faz 85 anos

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

O pessoal do Visual Capitalist reuniu a lista de burgueses pessoas mais ricas de 2023, até aprofundando um pouco mais em alguns países e indústrias (em Inglês)