• Data Hackers Newsletter
  • Posts
  • Quer saber qual a melhor análise já feita sobre o mercado de trabalho em dados no Brasil? 🎲

Quer saber qual a melhor análise já feita sobre o mercado de trabalho em dados no Brasil? 🎲

Quanto tempo os profissionais de tecnologia e dados permanecem nas Bigtechs?

Fala Data Hackers, prontos para começar a semana lendo mais uma edição da sua newsletter favorita?A espera acabou! Essa semana vamos descobrir de uma vez por todas qual a melhor análise da pesquisa State of Data Brazil, e quem vai levar um Playstation 5 pra casa!E você? Já deu uma olhadinha nos finalistas, se inspirou e escolheu seu projeto preferido? Mas não para por aí, temos vários outros assuntos interessantes:

A XConf é a conferência anual da Thoughtworks, criada por tecnologistas para tecnologistas que se preocupam profundamente com o impacto do software no mundo. O evento é realizado em várias regiões em todo o mundo, contando com um grupo diverso de palestrantes e cobrindo uma ampla gama de temas. Junte-se a nós no dia 17 de agosto de 2022 para saber em primeira mão como nossas lideranças de pensamento trabalham colaborativamente para criar, evoluir e inovar para tornar a tecnologia melhor.Separamos alguns temas imperdíveis que vão rolar nessa edição:

  • Produtos de dados: entendendo conceitos e aplicações práticas com cases reais - Alyssandra Ruggiero

  • Data Quality: da teoria à prática. Como implementamos uma estratégia de qualidade de dados - Paloma Ribeiro e Taluna Mendes

  • Transformando KPIs de negócio em métricas acionáveis pelo time de produto - Thiago Stürmer

Além disso o evento vai contar com um keynote da Rebecca Parsons, CTO Global na Thoughtworks, falando sobre arquitetura evolutiva e um painel com Nina da Hora, Rosi Teixeira,Larissa Santiago e Renata Gusmão debatendo sobre Tecnologias Emergentes e Negócios por um futuro mais justo.Nem preciso falar que é um evento imperdível para quem atua com dados e tecnologia, certo? (em Português)

No dia 11 de agosto as 18:30 vamos nos juntar aos jurados do desafio "Challenge State of Data Brazil" para anunciar os campeões e mostrar os pontos de destaque dos projetos ganhadores. Esse é um grande momento para entender os pontos mais importantes em projetos de dados, conhecer boas práticas e entender o que evitar nesse tipo de projeto.Se quiser ir mais a fundo e se inspirar um pouco, esses são os 10 finalistas:  Um caminho para os melhores salários-versão com ML Luiz Simões   SmartPay- Calculadora de salário! 🤖 (GAMLSS NB) Fellipe Gomes   Analise da área de dados no Brasil Rafael Assis   O que faz um Cientista de Dados? Davi Ribeiro dos Santos   Ferramentas populares do mercado BR de dados Fábio Junior Damacen   Cientista ou Analista de Dados?Qual é a diferença? Vinicius Duzac Cerutti   Qual a diferença entre Júnior, Pleno e Sênior? Nicholas Marino   Carreira em Data Science: idade ou instrução? Edson R. Barbosa   ML - Auxiliando contratação de um DataScience Júlio Cesar   Existe desigualdade de gênero em dados? Hayala Cavenague Obs: A melhor forma que você tem para contribuir Deixe seu upvote para os seus projetos preferidos!  (em Português)

Nesse artigo curto e direto ao ponto, Josh Berry, um especialista em dados com mais de 15 anos de experiência resolveu desmistificar 5 recursos presentes na linguagem SQL, que separam os profissionais sêniores dos júniores.

Além de explicar cada um dos recursos, o artigo mostra exemplos práticos de como você pode fazer no dia a dia para se tornar um profissional de dados mais eficiente. (em Inglês)

 

Essa semana a Amazon fez um grande anúncio que movimentou o mercado de tecnologia e AI: A compra da Irobot por US$ 1,7 bilhões.

Se você não sabe a Irobot é a empresa que criou o Roomba e popularizou o "robô aspirador" que consegue mapear uma casa e fazer a limpeza, existem robôs que aspiram pó, passam pano na casa, limpam janelas e até piscinas.

A grande polêmica é que esses robôs além de limpar a casa, conseguem fazer todo o mapeamento da residência e até mesmo compreender hábitos dos moradores (informação bem relevante para uma empresa que tem como foco vender itens para os moradores, certo?).

Polêmicas a parte, essa notícia mostra que os robôs inteligentes vieram para ficar, e será cada vez mais normal termos esse tipo de tecnologia em nossas casas.

*Obs:

se quiser ler a nota oficial da Amazon sobre o assunto. (em Inglês)

Criar equipes de dados de sucesso é um enorme desafio. Projetos de dados geralmente são altamente complexos, possuem interações com diferentes partes do negócio e quase sempre tem aspectos ligados a inovação. Diante de tudo isso separamos um artigo essencial para lideranças de dados, vale a pena conferir! (em Inglês)

O Data Hacker Matheus Vasconcellos fez um guia sobre o Spark, um dos frameworks preferidos dos profissionais de dados, e publicou no nosso blog. No artigo ele da detalhes de como o Spark funciona por trás dos bastidores mostrando as vantagens e os pontos desafiadores de se utilizar essa teconologia. (em Português)

Esse post é para vocês que utiliza GCP no dia a dia. A verdade é que quase toda semana a Google lança alguma novidade nas ferramentas de dados, mas dessa vez, para facilitar sua vida, separamos 3 novidades essenciais lançadas no Google Cloud em 2022 que são relevantes para os profissionais de dados. (em Inglês)

É quase impossível acompanhar os inúmeros artigos científicos que são publicados na área de dados, pensando nisso esse artigo reuniu os 6 artigos essenciais para profissionais de dados modernos. (em Inglês)

Supletivo Data Hackers: BentoMLQue tal se juntar a comunidade Data Hackers para aprender como colocar seu modelo de Machine Learning em produção? Na próxima quarta-feira dia 10 de agosto às 20h o Data Hacker Almit Bolduan vai fazer um "supletivo" para a comunidade onde o tema vai ser MLOps com a ferramenta BentoML. (em Português)

VAGAS DA SEMANA

  • Experiência com programação em Java ou Python;

  • Conhecimento em banco de dados NoSQL e SQL;

  • Computação em nuvem como AWS;

  • Práticas de DevOps e infraestrutura como código (Terraform);

  • Arquitetura e estruturas de dados.

  • Experiência em soluções de soluções de arquitetura em Cloud para Dados (AWS ou GCP ou Azure)

  • Experiência em Ingestão e processamento de dados usando ferramentas modernas (Ex: Apache Spark, Apache Beam, Delta Lake, etc)

  • Experiência em CI/CD aplicadas a projetos de dados.

  • Experiência no desenho de solução de sistemas complexos com uso de dados em larga escala;

  • Conhecimento de técnicas de modelagem de dados e requisitos não funcionais de um sistema;

  • Conhecimento em abordagens de Governança de Dados;

  • Conhecimento em gestão de metadados e catálogo de dados;

  • Experiência em processos de testes e garantia de qualidade;

True Story...

Com o aumento da demanda por profissionais de tecnologia muita gente acabou trocando de emprego, a pesquisa State of Data mostrou que cerca de 30% dos profissionais de dados mudaram de emprego nos últimos 6 meses. Com isso muita gente passou a se perguntar se essas mudanças são saudáveis para a carreira dos profissionais. Mas, será que o cenário das gigantes de tecnologia do vale do silício é muito diferente? Nessa análise podemos entender como é o comportamento dos profissionais das Bigtechs quando o assunto é mudar de emprego. (em Inglês).

Xconf Brasil17 de Agosto - Evento Gratuito e 100% Online

Data Universe - 5ª Edição08 e 09 de Agosto - Evento Gratuito e 100% OnlineCoalesce: The Analytics Engineer Conference17 a 21 de Outubro - Evento Gratuito e 100% Online

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso

.