Google apresenta o futuro do seu buscador com IA e deixa o Brasil de fora 😐

Google apresenta o futuro dos buscadores através de AI generativa (e deixa o Brasil de fora)

Fala Data Hackers, bora para mais uma semana cheia de dados!

Essa semana o assunto foi a Google! Depois de meses de incertezas sobre o futuro das buscas com a chegada de novas tecnologias como o ChatGPT a Google resolveu se posicionar e apresentar o novo Bard, que já chega integrado ao seu buscador e no futuro promete se integrar a diversas outras soluções como Maps e Docs. O vídeo já deixa claro que muita coisa que conhecemos hoje vai mudar radicalmente em pouco tempo!

A parte chata é que, pelo menos nos testes iniciais o Brasil ficou de fora…

Além disso temos alguns outros assuntos quentes hoje:

Na última quarta-feira (10), o Google anunciou a abertura do chatbot Bard, concorrente do ChatGPT, para 180 países em inglês. Porém, o Brasil ficou de fora da lista, sem justificativa oficial da empresa.

Em seu comunicado oficial a empresa deixa claro que vai mudar gradualmente a forma como seu buscador funciona, incluindo cada vez mais recursos de IA generativa na Pesquisa, com o objetivo de reduzir o tempo e esforço do usuário para encontrar o que precisa. A solução vai permitir entender um tópico mais rapidamente, descobrir novos pontos de vista e insights e fazer as coisas com mais facilidade.

O novo Google estará disponível nas próximas semanas e já conta com uma lista de espera na qual as pessoas podem se inscrever (o Brasil está de fora dessa lista). O grupo também trabalha no desenvolvimento de extensões para o Bard, para que usuários possam interagir diretamente com o robô a partir do Maps, do Gmail ou do Docs. (em Inglês)

O AutoGPT é um modelo experimental de IA, open-source em Python, desenvolvido pela Significant Gravitas, com o objetivo de aumentar as possibilidades de uso do GPT-4. A ferramenta foi publicada no GitHub em 30 de março de 2023 e já conta com mais de 130 mil estrelas.

O funcionamento do AutoGPT é muito parecido com o do ChatGPT, mas ele consegue tomar decisões e realizar ações fora do contexto chat, com base em regras e objetivos definidos previamente. De uma forma resumida, a ferramenta pode executar diversos comandos em sequência, com apenas uma solicitação do usuário.

O AutoGPT consegue por exemplo fazer buscas na internet, realizar ações específicas, acessar plugins e até mesmo instalar novos recursos, os casos de uso são inúmeros, justamente por isso está sendo visto por muitos como o futuro da AI para uso pessoal. (em Português)

A Eleven labs acaba de lançar uma solução de clonagem de voz que apresenta resultados incríveis. Sim, por mais que seja assustador, essa nova solução permite criar um áudio com a voz de uma pessoa falando algo que ela nunca disse antes.

O serviço já está disponível em 8 diferentes línguas, incluindo Português, Inglês e Espanhol e pode ser usado com dezenas de vozes pré-treinadas e permite que você treine o modelos para aprender a sua própria voz.

Fizemos os testes e os resultados foram incríveis, resta saber se o uso desse tipo de solução vai ser para o bem ou para o mal.(em Inglês)

OUTROS TÓPICOS

Em seu mais novo artigo o Data Hacker Diogo Miyake apresenta os conceitos por trás do DataSecOps, uma evolução na forma como as organizações tratam a segurança como parte de suas operações de dados. No texto ele explica em detalhes cada um dos principais componentes e mostra como esse novo paradigma vai mudar a forma como as organizações abordam a segurança de dados. (em Português)Conheça 8 "playgrounds de LLM" para testar seus modelos baseados em AI generativaSe você estiver interessado em experimentar e testar modelos baseados em IA generativa, seja por diversão ou com o objetivo aprender mais sobre eles, dê uma olhada nessa lista de ferramentas gratuitas onde é possível ter um verdadeiro "playground” para testes e experimentos de diversos LLM’s. (em Inglês)

Hugging Face Transformer Agent: Um canivete suíço de soluções baseadas em NLPO mais recente lançamento da Hugging Face se trata de um conjunto de soluções baseadas em linguagem natural que pode ser consumido através de uma API. Dentre as soluções disponibilizadas estão:

  • Possibilidade de fazer perguntas sobre um texto ou documento;

  • Possibilidade de fazer perguntas sobre uma imagem;

  • Segmentação e descrição de imagens;

  • Speech to Text e Text to Speech;

  • Resumir textos;

  • Traduções e muitas outras possibilidades.(em Inglês)

FrugalGPT: Como reduzir os custos e melhorar o desempenho de modelos LLMEsse artigo acabou de sair do forno e trás um experimento bem interessante. Diante do fato que os modelos LLM estão cada vez mais populares e que seu uso pode ter um custo alto, pesquisadores testaram diferentes estratégias com o objetivo de reduzir esses custos. O resultado final foi o FrugalGPT um modelo que combina diferentes tipos de LLM e entende como otimizar seu uso visando maior eficiência. (em Inglês)

DICA DE VÍDEO

Esse vídeo é um bate papo com o Zach Wilson (que já trabalhou com engenharia de dados no Air BnB, Netflix, Facebook etc) onde ele conta alguns dos segredos para gerenciar pipelines de dados que lidam com uma escala absurda de dados como é o caso da maioria das Big Techs. No vídeo ele compartilha dicas que são valiosas tanto para quem ainda está começando quanto para quem já lida com múltiplos terabytes de processamento. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

  • Experiência em manipulação e organização de arquivos;

  • Experiência com abordagem "ETL/ELT as a code" para a construção de Data Marts e Data Warehouses;

  • Experiência com infraestrutura em nuvem;

  • Conhecimento em linguagens de desenvolvimento, preferencialmente, Python;

  • Conhecimento em Redshift e PostgreSQL;

São Paulo - SP - Híbrido

  • Superior Completo com formação em cursos de Engenharia, Computação, Estatística ou áreas correlatas;

  • Conhecimentos em SQL, Python, SAS, Power BI, Tableau;

  • Competências como: proatividade, dinamismo, autonomia, bom relacionamento interpessoal, perfil analítico e crítico e visão estratégica;

MEME DA SEMANA

“Tem um minutinho aí pra ouvir a palavra do ChatGPT?”

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

Esse artigo do New York Times resolveu utilizar de técnicas de comparação e visualização de dados para mostrar a dimensão da fortuna que Jeff Bezos havia acumulado até 2022. De uma forma bem humorada eles estimam onde seus bens estão distribuídos, ações, terras, investimentos e comparam isso com o restante da população. (em Inglês)

PROXIMOS EVENTOS E MEETUPS

AWS Marathon - Database & Analytics30 de Maio e 01 de junho - 100% online e gratuito

DATA+AI Summit - Databricks26 a 29 de junho - San Francisco/USA + evento online e gratuito

Big Data Brazil Experience 2023 21 de outubro - SP - Participantes do Data Hackers tem descontos pelo link

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Logo

Copyright © datahackers.com.br.Gostaria de parar de receber esses emails?Você pode atualizar suas preferências ou remover o cadastro dessa lista de emails.