Google apresenta o futuro do seu buscador com IA e deixa o Brasil de fora 😐

Google apresenta o futuro dos buscadores através de AI generativa (e deixa o Brasil de fora)

Fala Data Hackers, bora para mais uma semana cheia de dados!

Essa semana o assunto foi a Google! Depois de meses de incertezas sobre o futuro das buscas com a chegada de novas tecnologias como o ChatGPT a Google resolveu se posicionar e apresentar o novo Bard, que jå chega integrado ao seu buscador e no futuro promete se integrar a diversas outras soluçÔes como Maps e Docs. O vídeo jå deixa claro que muita coisa que conhecemos hoje vai mudar radicalmente em pouco tempo!

A parte chata Ă© que, pelo menos nos testes iniciais o Brasil ficou de fora


Além disso temos alguns outros assuntos quentes hoje:

Na Ășltima quarta-feira (10), o Google anunciou a abertura do chatbot Bard, concorrente do ChatGPT, para 180 paĂ­ses em inglĂȘs. PorĂ©m, o Brasil ficou de fora da lista, sem justificativa oficial da empresa.

Em seu comunicado oficial a empresa deixa claro que vai mudar gradualmente a forma como seu buscador funciona, incluindo cada vez mais recursos de IA generativa na Pesquisa, com o objetivo de reduzir o tempo e esforço do usuårio para encontrar o que precisa. A solução vai permitir entender um tópico mais rapidamente, descobrir novos pontos de vista e insights e fazer as coisas com mais facilidade.

O novo Google estarĂĄ disponĂ­vel nas prĂłximas semanas e jĂĄ conta com uma lista de espera na qual as pessoas podem se inscrever (o Brasil estĂĄ de fora dessa lista). O grupo tambĂ©m trabalha no desenvolvimento de extensĂ”es para o Bard, para que usuĂĄrios possam interagir diretamente com o robĂŽ a partir do Maps, do Gmail ou do Docs. (em InglĂȘs)

O AutoGPT é um modelo experimental de IA, open-source em Python, desenvolvido pela Significant Gravitas, com o objetivo de aumentar as possibilidades de uso do GPT-4. A ferramenta foi publicada no GitHub em 30 de março de 2023 e jå conta com mais de 130 mil estrelas.

O funcionamento do AutoGPT Ă© muito parecido com o do ChatGPT, mas ele consegue tomar decisĂ”es e realizar açÔes fora do contexto chat, com base em regras e objetivos definidos previamente. De uma forma resumida, a ferramenta pode executar diversos comandos em sequĂȘncia, com apenas uma solicitação do usuĂĄrio.

O AutoGPT consegue por exemplo fazer buscas na internet, realizar açÔes especĂ­ficas, acessar plugins e atĂ© mesmo instalar novos recursos, os casos de uso sĂŁo inĂșmeros, justamente por isso estĂĄ sendo visto por muitos como o futuro da AI para uso pessoal. (em PortuguĂȘs)

A Eleven labs acaba de lançar uma solução de clonagem de voz que apresenta resultados incríveis. Sim, por mais que seja assustador, essa nova solução permite criar um åudio com a voz de uma pessoa falando algo que ela nunca disse antes.

O serviço jĂĄ estĂĄ disponĂ­vel em 8 diferentes lĂ­nguas, incluindo PortuguĂȘs, InglĂȘs e Espanhol e pode ser usado com dezenas de vozes prĂ©-treinadas e permite que vocĂȘ treine o modelos para aprender a sua prĂłpria voz.

Fizemos os testes e os resultados foram incrĂ­veis, resta saber se o uso desse tipo de solução vai ser para o bem ou para o mal.(em InglĂȘs)

OUTROS TÓPICOS

Em seu mais novo artigo o Data Hacker Diogo Miyake apresenta os conceitos por trĂĄs do DataSecOps, uma evolução na forma como as organizaçÔes tratam a segurança como parte de suas operaçÔes de dados. No texto ele explica em detalhes cada um dos principais componentes e mostra como esse novo paradigma vai mudar a forma como as organizaçÔes abordam a segurança de dados. (em PortuguĂȘs)Conheça 8 "playgrounds de LLM" para testar seus modelos baseados em AI generativaSe vocĂȘ estiver interessado em experimentar e testar modelos baseados em IA generativa, seja por diversĂŁo ou com o objetivo aprender mais sobre eles, dĂȘ uma olhada nessa lista de ferramentas gratuitas onde Ă© possĂ­vel ter um verdadeiro "playground” para testes e experimentos de diversos LLM’s. (em InglĂȘs)

Hugging Face Transformer Agent: Um canivete suíço de soluçÔes baseadas em NLPO mais recente lançamento da Hugging Face se trata de um conjunto de soluçÔes baseadas em linguagem natural que pode ser consumido através de uma API. Dentre as soluçÔes disponibilizadas estão:

  • Possibilidade de fazer perguntas sobre um texto ou documento;

  • Possibilidade de fazer perguntas sobre uma imagem;

  • Segmentação e descrição de imagens;

  • Speech to Text e Text to Speech;

  • Resumir textos;

  • TraduçÔes e muitas outras possibilidades.(em InglĂȘs)

FrugalGPT: Como reduzir os custos e melhorar o desempenho de modelos LLMEsse artigo acabou de sair do forno e trĂĄs um experimento bem interessante. Diante do fato que os modelos LLM estĂŁo cada vez mais populares e que seu uso pode ter um custo alto, pesquisadores testaram diferentes estratĂ©gias com o objetivo de reduzir esses custos. O resultado final foi o FrugalGPT um modelo que combina diferentes tipos de LLM e entende como otimizar seu uso visando maior eficiĂȘncia. (em InglĂȘs)

DICA DE VÍDEO

Esse vĂ­deo Ă© um bate papo com o Zach Wilson (que jĂĄ trabalhou com engenharia de dados no Air BnB, Netflix, Facebook etc) onde ele conta alguns dos segredos para gerenciar pipelines de dados que lidam com uma escala absurda de dados como Ă© o caso da maioria das Big Techs. No vĂ­deo ele compartilha dicas que sĂŁo valiosas tanto para quem ainda estĂĄ começando quanto para quem jĂĄ lida com mĂșltiplos terabytes de processamento. (em InglĂȘs)

VAGAS DA SEMANA

Analytics Engineer - HotmartHĂ­brido - Brasil

  • ExperiĂȘncia em manipulação e organização de arquivos;

  • ExperiĂȘncia com abordagem "ETL/ELT as a code" para a construção de Data Marts e Data Warehouses;

  • ExperiĂȘncia com infraestrutura em nuvem;

  • Conhecimento em linguagens de desenvolvimento, preferencialmente, Python;

  • Conhecimento em Redshift e PostgreSQL;

SĂŁo Paulo - SP - HĂ­brido

  • Superior Completo com formação em cursos de Engenharia, Computação, EstatĂ­stica ou ĂĄreas correlatas;

  • Conhecimentos em SQL, Python, SAS, Power BI, Tableau;

  • CompetĂȘncias como: proatividade, dinamismo, autonomia, bom relacionamento interpessoal, perfil analĂ­tico e crĂ­tico e visĂŁo estratĂ©gica;

MEME DA SEMANA

“Tem um minutinho aí pra ouvir a palavra do ChatGPT?”

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

Esse artigo do New York Times resolveu utilizar de tĂ©cnicas de comparação e visualização de dados para mostrar a dimensĂŁo da fortuna que Jeff Bezos havia acumulado atĂ© 2022. De uma forma bem humorada eles estimam onde seus bens estĂŁo distribuĂ­dos, açÔes, terras, investimentos e comparam isso com o restante da população. (em InglĂȘs)

PROXIMOS EVENTOS E MEETUPS

AWS Marathon - Database & Analytics30 de Maio e 01 de junho - 100% online e gratuito

DATA+AI Summit - Databricks26 a 29 de junho - San Francisco/USA + evento online e gratuito

Big Data Brazil Experience 2023 21 de outubro - SP - Participantes do Data Hackers tem descontos pelo link

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Logo

Copyright © datahackers.com.br.Gostaria de parar de receber esses emails?VocĂȘ pode atualizar suas preferĂȘncias ou remover o cadastro dessa lista de emails.