- Data Hackers Newsletter
- Posts
- Globo & Data Hackers: uma nova parceria para falar de dados e IA com responsabilidade
Globo & Data Hackers: uma nova parceria para falar de dados e IA com responsabilidade
A Globo agora é parceira do Data Hackers e nos unimos para falar sobre estratégia de cultura de dados e IA!

Tem novidade no ar!
A Globo agora é parceira do Data Hackers - o maior ecossistema de dados e inteligência artificial do Brasil, e essa união nasce com um propósito claro: ampliar o debate sobre o uso ético, estratégico e consciente de dados e inteligência artificial.
Quem é a Globo nesse universo?
Muito além da TV, a Globo é um dos maiores ecossistemas de mídia e tecnologia da América Latina. Com milhões de usuários e uma operação digital robusta, a empresa entende o Brasil em sua pluralidade, complexidade e constante transformação.
Diversa, criativa e profundamente conectada com o país, a Globo é movida por histórias e por tecnologia. Neste vídeo, você vai entender como a empresa combina inovação, cultura e propósito para transformar informação em impacto:
Um ecossistema vivo de Cultura de Dados e Inteligência Artificial
Em um mundo guiado por dados e inteligência artificial, a verdadeira transformação começa pelas pessoas. Em sua jornada digital, a Globo entende que a tecnologia sozinha não basta. É a cultura que sustenta, direciona e conecta nosso propósito à prática. Afinal, ela é uma empresa orientada a dados, aproveitando todos os pontos de contato e habilitando novos negócios, inovação e geração de valor.
Por isso, eles têm um ecossistema vivo de cultura de dados e IA, para apoiar cada colaborador no processo de entender, aplicar e se sentir parte desse movimento. A cultura é o elo entre as pessoas e o resultado. Sua estratégia de cultura de dados e IA tem um objetivo claro: usar dados, inteligência artificial e agentes de IA a serviço das decisões, das pessoas e do impacto positivo.
E para isso, é preciso mais do que tecnologia.
É preciso aculturar. Engajar. Capacitar. Inspirar.
O ecossistema Globo foi desenhado para atender diferentes momentos e perfis:
O Data Lab + IA, programa de alfabetização, leva o conhecimento do plim ao play, com ações que fomentam a experimentação, troca e o protagonismo;
A Comunidade de Dados + IA conecta pessoas para aprender e evoluir juntas;
O Fórum de AI-Analytics, que promove conversas sobre casos reais e a troca de experiência que ampliam a inteligência coletiva;
E o Uso Consciente de Dados e IA, que fortalece a cultura do uso com responsabilidade.
Porque mais do que falar em dados e IA, eles criaram uma cultura que coloca as pessoas no centro dessa jornada. Uma cultura que conecta tecnologia ao propósito. E pessoas ao futuro.
Por que estamos falando disso agora?
Porque esse movimento ganhou forma em uma iniciativa especial: a Semana do Uso Consciente de Dados e IA, que reuniu as áreas de Governança de Dados e IA, Segurança da Informação e Privacidade e Proteção de Dados da Globo em torno de um mesmo objetivo: refletir, aprender e evoluir juntos.
Esse compromisso com o uso consciente também se traduz em ações práticas e tangíveis. Cases como o GloboAds, que utiliza IA para apoiar pequenos e médios anunciantes na geração de criativos personalizados, e o documentário da Air France disponível no Globoplay, que trouxe à tona discussões relevantes sobre o uso de inteligência artificial, mostram como diferentes áreas da Globo estão aplicando a tecnologia de forma responsável e criativa.
Esses exemplos ganharam destaque em uma conversa especial com o time Data Hackers, gravada após o evento e que vai ao ar na próxima semana em formato de podcast. O episódio reúne reflexões que marcaram a segunda edição da Semana do Uso Consciente de Dados e IA, que contou com mais de 3.000 participantes.

Durante o bate-papo, os convidados falaram sobre o desafio de tratar o tema com leveza, promovendo discussões sobre o papel de cada área na construção de uma cultura sólida e ética. E reforçaram um ponto essencial: no centro dessa jornada estão as pessoas.
#Spoiler: teve até funk!
Sim, o episódio traz de volta o jingle em ritmo de funk criado na primeira edição da Semana do Uso Consciente: uma forma leve e divertida de provocar reflexões sobre o uso responsável de dados e IA.
A Globo acredita que as pessoas são o centro de tudo isso!
Na Globo, inovação e responsabilidade caminham juntas, e tudo isso só é possível porque tem gente talentosa por trás. Se você também acredita no poder dos dados e da inteligência artificial para gerar impacto positivo, conheça a Globo!
🔎 Confira as oportunidades abertas e conheça mais sobre a Globo: