Participe do Festival Data Lab + IA da Globo!

Pela primeira vez, o evento de dados e inteligência artificial da Globo será aberto a profissionais do mercado. Inscreva-se e concorra a uma vaga para participar diretamente dos Estúdios Globo!

Globo & Data Hackers: Uma jornada construída com propósito

Se temos uma certeza, é esta: o uso consciente de dados e IA não é apenas uma pauta, é parte da nossa estratégia.

Ao longo dessa parceria, compartilhamos conteúdos que revelaram diferentes dimensões dessa jornada: da responsabilidade à capacitação, da governança à leveza. E para sustentar tudo isso, contamos com um ecossistema robusto de AI & Data Literacy, que conecta tecnologia, cultura e pessoas.

Essa construção coletiva, feita a muitas mãos, nos trouxe aprendizados valiosos:

Cultura é o elo entre tecnologia e pessoas. IA exige responsabilidade, clareza e protagonismo. Governança, Segurança e Privacidade são pilares essenciais. A leveza importa, e conecta. E as pessoas são o centro de tudo.

IA FIRST: o pano de fundo estratégico

Por trás dessa jornada, existe uma direção clara, e hoje queremos resgatar um ponto essencial que Leonardo Blunk trouxe no episódio do podcast:

Sem estratégia, não teríamos clareza sobre onde queremos chegar.

Essa clareza é o que orienta o Programa de IA da Globo: criado para definir nossa estratégia e posicionamento diante das transformações que a inteligência artificial traz para o mercado de mídia.

Mas essa jornada não começou com IA, ela se apoia em uma base sólida de dados, construída ao longo dos últimos anos. Sem dados, não há IA. E foi essa maturidade em dados que nos permitiu avançar com consistência, responsabilidade e impacto.

E se você nos acompanha na telinha de casa, já viu alguns entre vários exemplos dessa estratégia ganhando vida: A IA está presente no documentário da Air France no Globoplay, com dublagem generativa; e na novela Garota do Momento, com aplicações de outpainting e upscaling diretamente na produção de conteúdo.

Essas iniciativas não nasceram sozinhas. Essa jornada foi feita a muitas mãos, com equipes multidisciplinares que trouxeram diferentes perspectivas e necessidades para o centro da conversa.

Tudo isso, voltando e buscando responder à pergunta: “Como a inteligência artificial pode impulsionar nossa estratégia?”

Essa mentalidade sustenta ações como a Semana do Uso Consciente de Dados e IA. Porque no fim das contas, não existe IA sem dados. E não existe transformação sem pessoas.

Nenhuma das nossas ambições será bem-sucedida se não olharmos para quem está por trás da tecnologia. Por isso, investimos fortemente em capacitação, com foco em competências técnicas e não técnicas, e promovemos iniciativas que habilitam nossas pessoas a usarem a IA de forma ética, segura e responsável.

Essa transformação envolve estratégia, sim, e tecnologia, também. Mas, acima de tudo, ela é sobre pessoas.

E não paramos por aqui…

Essa newsletter fecha um ciclo, mas não encerra a conversa. Na Globo, inovação e responsabilidade caminham juntas, e tudo isso só é possível porque tem gente talentosa por trás.

Para continuar essa troca, no dia 01/10, às 10h, faremos a quarta edição do Festival Data Lab + IA, o evento da Globo sobre dados e inteligência artificial.

Nesta edição, profissionais que atuam fora da Globo poderão participar de uma iniciativa inédita, pensada para ampliar o diálogo com o mercado e compartilhar conteúdos relevantes sobre tecnologia e inovação.

Se você também acredita no poder dos dados e da inteligência artificial para gerar impacto positivo, vem pra Globo!

Seguiremos trazendo conteúdos como este, então fique de olho nos nossos canais para acompanhar tudo de perto!