O Futuro do Mercado de Dados em 2024: O que vem por aí?

E mais: Os 5 dias mais confusos da história do Vale do Silício; Uma análise das vagas abertas em dados.

Fala Data Hackers! Prontos pra mais uma semana com o que temos de mais quente no mundo dos dados?

Antes de começarmos… Um aviso muito importante:

Estamos na semana final da pesquisa State of Data Brazil 2023, o maior mapeamento do mercado de trabalho em dados no Brasil, realizado pela comunidade Data Hackers + Bain e Company. Já superamos as 4.350 respostas, mas temos pouco tempo para batermos nossa meta de 2023. Se você não respondeu a pesquisa State of Data Brazil 2023, corre porque ainda dá tempo! Você concorre a prêmios e recebe os resultados em primeira mão. Vale, inclusive, compartilhar o link da pesquisa com outros profissionais da área de dados. E Você? Já respondeu, ou ainda não? Podemos contar com o seu apoio?

Clique aqui e participe da pesquisa agora!

Obs: Quem participar da pesquisa vai concorrer a dezenas de kits exclusivos da comunidade Data Hackers, incluindo canecas personalizadas, o sorteio será na próxima terça 28/11.

…prontinho, agora podemos voltar a newsletter!

Quais as perspectivas para o mercado brasileiro dos dados em 2024?

Essa semana faremos uma live especial analisando as tendências com a participação de convidados. E não é só: trazemos ainda as lições aprendidas por alguém que teve que desenvolver uma plataforma de dados do zero, a demissão e recontratação de Sam Altman, CEO da OpenAI, e uma análise bem embasada sobre o quanto o mercado estadunidense de dados está de fato saturado ou não.

Confira alguns dos destaques da news de hoje:

Fechando nosso ciclo de lives do State of Data Brazil 2023, preparamos uma live especial: na próxima terça-feira (28), às 19h, vamos abordar com convidados as perspectivas para o mercado brasileiro de dados em 2024. E, para quem já respondeu à pesquisa, vamos sortear vários kits Data Hackers!

Toda comunidade Data Hackers conta com você, nos ajude a construir o maior panorama da área de dados do Brasil!

Participe da pesquisa State of Data Brazil até 28/11 para concorrer a kits personalizados da comunidade Data Hackers.

Imagine ser o primeiro profissional de dados de uma empresa e ter que criar do zero toda a estrutura de dados e extrair valor dela. Este artigo relata exatamente essa experiência, vivida pelo engenheiro de dados Jeremy Surget na start-up francesa Allowa. Ele aborda os pontos que achou mais interessantes nessa trajetória e as principais lições que julga ter aprendido. Dentre elas: lidar com tecnologia é menos desafiador que lidar com pessoas, não é necessário um monte de dados sofisticados pra começar e a qualidade dos dados é a raiz de todos os problemas. Uma análise de uma situação específica que pode ensinar lições aplicáveis em diversos outros contextos. (em Inglês)

A demissão de Sam Altman, popular CEO que levou a OpenAI à crista da revolução da IA generativa com o lançamento do ChatGPT um ano atrás, pegou todo mundo de surpresa. Mas mais surpresa ainda foi ver ele voltar ao cargo menos de uma semana depois, o que tornou esses 5 dias provavelmente os mais confusos da história do Vale do Silício.

Aqui, uma análise que traz um pouco da repercussão do que aconteceu e permite entender um pouco melhor o que pode estar por trás desses movimentos, a princípio, incompreensíveis.

(em Inglês)

Depois de um franco crescimento por anos a fio, agora parece estar mais difícil conseguir trabalho em dados, com vários profissionais, de iniciantes a experts, encontrando dificuldades em conseguir uma nova colocação. Mas será que o mercado está realmente saturado, ou é mais promissor do que a maioria pensa?

Neste artigo, o cientista de dados Ken Jee faz, com base em dados concretos, uma análise das tendências, desafios e perspectivas do mercado de trabalho de dados, passando pelo tipo de profissional que as empresas estão buscando e o que pode ser melhor para desenvolver uma carreira nesse momento.

(em Inglês)

OUTROS TÓPICOS

Buscar evolução na qualidade dos dados com os quais se trabalha é fundamental para garantir a maturidade analítica de uma empresa. Mas não é algo simples: por onde um novo time de dados deve começar, e como desenvolver uma estratégia para que a qualidade dos dados se torne escalável? Aqui é feita uma análise sobre a curva da maturidade da qualidade dos dados analisando suas diferentes fases, o que pode ajudar a entender melhor em que ponto uma organização está e quais os próximos passos que ela deve seguir. (em Inglês)

Saber apresentar dados e conclusões de forma clara e contundente é uma das habilidades mais importantes quando se trabalha com dados. Este repositório apresenta boas práticas de Dataviz e algumas dicas de hábitos a serem evitados, com o autor sempre justificando sua opinião. Uma boa referência a ser considerada na hora de apresentar seus resultados. (em Inglês)

Quem trabalha com dados certamente tem vivência dos problemas ao administrar uma base de códigos de analytics e data science: linhagens de dados confusas, tipos de dados não uniformes, falta de consistência em relação à nomeação… Diante disso tudo, será que vale implementar o dbt (o que exige muito trabalho e inúmeras transformações) para gerenciar as transformações de dados? Este artigo apresenta os prós e contras com base em um ano de trabalho no Intercom. (em Inglês)

Homens e mulheres usam aplicativos de paquera de formas diferentes - e isso parece já ser senso comum, sendo pauta pra memes, conversas de bar e análises de psicólogos. Mas como seria essa diferença do ponto de vista dos dados? Seria possível usar dados para otimizar um perfil no Tinder, por exemplo? Este artigo apresenta uma análise objetiva e bem embasado sobre o funcionamento dos aplicativos de relacionamentos. (em Inglês)

Desenvolvido pela Stability AI, o Stable Video Diffusion é um modelo generativo que pega uma imagem estática e a transforma em um vídeo curto, tendo sido avaliado pelos usuários como superior a outros modelos semelhantes, como GEN-2 e PikaLabs. Um bom recurso para transformar imagens ilustrativas em algo mais dinâmico e atraente. (em Inglês)

DICA DE VÍDEO

Como profissionais de diferentes áreas podem usar dados e pesquisas para orientar sua carreira e ser, portanto, Data Driven? Na live que fizemos na última semana, a especialista em Business Intelligence Karine Lago, que é cofundadora da comunidade Data Driven e foi premiada nos últimos 7 anos como MVP pela Microsoft, trouxe um panorama sobre carreiras e apresentou insights sobre como usar os dados como uma bússola para orientar sua trajetória profissional. (em Português)

VAGAS DA SEMANA (Especial Ambev Tech)

Enquanto empresa de tecnologia, a Ambev Tech (hub de tecnologia da Ambev) reconhece seu papel e responsabilidade de dialogar sobre um assunto super atual e importante: a diversidade nas organizações - especialmente em áreas de tecnologia.

Em parceria com a Data Hackers, a Ambev Tech produziu um vídeo sobre a síndrome de impostora, problema que atinge inúmeras profissionais de tecnologia. No vídeo, as Gestoras de Dados Gabriela Madia e Nailane Oliveira destacam como esse mal pode impedir profissionais de atingirem seu potencial, tanto na busca de novas oportunidades quanto em relação ao crescimento na carreira. Vale conferir as dicas para evitar a autossabotagem e não deixar a insegurança impedir sua ascensão na carreira!

E por falar em carreira, que tal conferir as oportunidades e vagas na Ambev Tech? Basta clicar no botão abaixo!

MEME DA SEMANA

Obs: Dica do Data Hacker Luiz Simões no nosso canal do slack.

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

Desde os ataques promovidos pelo Hamas no dia 7 de outubro e os bombardeios e ofensivas de Israel em resposta, muito tem se falado sobre a Faixa de Gaza e o conflito Israel-Palestina. Mas no mar de notícias tristes e vídeos mostrando cenas lamentáveis, informações básicas sobre a região de Gaza, como as principais cidades, seu número de habitantes e estrutura, acabam recebendo menos atenção. Esse dataviz preenche essa lacuna e ajuda a compreender melhor a organização e a dinâmica da região. (em Inglês)

  • De 26/11 a 01/12 - Online

  • 2 de dezembro - Rio de Janeiro - RJ

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?

Pode dar sua opinião sincera...

Login or Subscribe to participate in polls.

Logo