Como se tornar um Data Scientist sem formação e pós-graduação na área!

Conheça o Manifesto dos líderes de Dados!

Fala Data Hacker! Como estão as coisas??? Chegou a hora de mais uma newsletter!!!Hoje o assunto principal é um questionamento que muita gente que está começando costuma fazer: É possível me tornar um cientista de dados sem ter faculdade ou pós-graduação na área? Jason Jung, Data Scientist na GoDaddy, mostra que não só é possível, mas que existe um passo a passo para conseguir os conhecimentos básicos e se tornar um Data Scientist!E tem mais, datasets novinhos de empresas Brasileiras no Kaggle, um manifesto dos líderes de dados, passo a passo de como agendar a execução de scripts do R e uma talk mostrando como utilizar modelos de machine learning simples para ter ótimos resultados!Já somos mais de 950 pessoas em nosso Slack! Venha se juntar ao canal do Slack brasileiro mais engajado quando o assunto é Data Science, Machine Learning e Deep Learning!Clique aqui para se cadastrar agora

Não perca essa oportunidade de subir de nível ainda esse ano com apoio exclusivo dos fundadores do Data Hackers!  

Começamos a news de hoje com um assunto polêmico!!! Mas que se trata de um questionamento que sempre aparece: "É possível se tornar um Data Scientist sem ter formação na área?".

Longe de querer entrar na discussão do que você pode ou não fazer, trouxemos

que está ganhando destaque lá fora! Nele Jason Jung, Data Scientist na GoDaddy, divide com os leitores os passos que o tornaram um Data Scientist mesmo sem ter background na área de tecnologia.

*Obs: O objetivo do post não é mostrar que uma formação e especialização na área é inútil, se você ler vai ver que o próprio autor tem formação em Analytics, mas o que ele mostra é que a formação não é essencial e que hoje em dia alguém auto-didata pode se tornar um excelente profissional na área.  

(em Inglês)

Você provavelmente já conhece o Kaggle (a maior comunidade de entusiastas de Data Science e Machine Learning do mundo!). O que talvez você ainda não saiba é que várias pessoas e empresas disponibilizam gratuitamente datasets para ajudar quem está estudando mais a fundo a área. Recentemente algumas empresas brasileiras entraram na onda e compartilharam com a comunidade datasets incríveis, veja só:

Você já conhece o manifesto dos líderes de dados? Criado por importantes nomes na área de Dados, o manifesto é um compromisso assumido pelos principais líderes de dados em todo o mundo, e diz respeito a necessidade de que todas as organizações sejam orientadas a dados. Para impulsionar sua divulgação no Brasil, Carlos Barbieri e Bergson Lopes traduziram o manifesto para português, se quiser conferir o

manifesto em português

, se quiser assinar o manifesto

. (em Português e Inglês)

Muita gente não faz ideia de que é possível colocar scripts do R em produção, de maneira automatizada. O pessoal da curso R fez um post bem interessante sobre o assunto, mostrando de maneira prática como é possível agendar scripts no R.

Nessa talk do Pydata que ganhou destaque mundial em 2018,  Vincent D Warmerdam mostra como utilizar modelos de machine learning nada complexos e até mesmo modelos lineares para atingir excelentes resultados e até mesmo ganhar competições de ML. (em inglês)

Curso de Inferência Estatística - Johns Hopkins/CourseraEsse curso é pra quem busca avançar nos conhecimentos estatísticos. A Universidade de Johns Hopkins está começando essa semana mais uma turma online do curso de inferência estatística no Coursera. Se você precisa ampliar seus conhecimentos na área de estatística e probabilidade não perca essa chance. (em inglês, com legendas em português)

VAGAS DA SEMANA

Experiência em uma ou mais das seguintes áreas: risco de crédito, credit scoring, CRM, DBM, analytics para marketing/produto/digital, etc.

Conhecimento em: Apache Spark/Hadoop, Python, R, SQL ou similares.

Inglês avançado, formação em estatística, finanças, administração ou áreas correlatas 

Visualizando as reações da torcida durante uma partida de futebolA primeira visualização de dados que trazemos hoje é totalmente interativa. O time da BrandConnect em parceria com a The Economist criaram uma análise incrível que mistura dataviz e análise de áudio para mostrar como foi o comportamento da torcida durante a partida Bayern de Munique X TSG Hoffenheim, o site ainda mostra como foram as reações em redes sociais durante o jogo. (em inglês).

Como a constituição Brasil foi alterada desde 1988Já que o momento é de falar de política, que tal utilizarmos os dados e técnicas de data visualization para entender como os políticos vem alterando a constituição brasileira? Pensando nisso o time do Nexo Jornal criou essa análise incrível, mostrando como a constituição de 1988 foi alterada em cada governo, e quais os temas tiveram mais modificações. Além de ser um tópico bem interessante esse tipo de análise pode servir de inspiração para diversas áreas do conhecimento que precisam avaliar alterações de documentos, não deixe de conferir o artigo. (em português).

PRÓXIMOS EVENTOS E MEETUPS

08 de Outubro (SEGUNDA FEIRA!)

Rio de Janeiro/RJ - R$ 35

10 e 11 de Novembro (sábado e domingo)

Belo Horizonte/MG- R$ 899