Google libera 7 cursos de AI generativa 100% gratuitos ūü§ď

Google libera 7 cursos gratuitos

com o foco em AI Generativa

Fala Data Hackers, todos prontos para mais uma segunda-feira repleta de dados?

Pois fiquem sabendo que a semana já começa com uma ótima notícia, a Google acabou de anunciar que liberou gratuitamente 7 cursos com o foco em AI Generativa!

Só pra vocês terem uma ideia, tem cursos de introdução a AI generativa, LLM's, transformer models, geração de imagens, classificação de imagens e muito mais. Os cursos são online e não é preciso pagar para participar (nem para obter o certificado).

Além disso temos outros temas bem legais como o mais novo episódio do nosso podcast onde batemos um papo muito interessante contando quais os melhores eventos para participar na área de tecnologia e dados, listando vários eventos importantes na área e dados dicas para quem quer participar e tirar o melhor proveito dos eventos.

Além disso temos muitos outros assuntos interessantes:

O podcast do Data Hackers voltou com tudo, e o episódio dessa semana é um daqueles que trás muita nostalgia, dicas incríveis além do nosso humor irreverente e característico.

O assunto da vez foram os melhores eventos de tecnologia e dados! No epis√≥dio, al√©m de abordar sobre os eventos mais emblem√°ticos que voc√™ j√° deve ter participado, nossos convidados contam pra gente a import√Ęncia desses eventos e o poder das comunidades.

Para abordar sobre "Os Melhores Eventos de Tecnologia & Dados convidamos dois especialistas em comunidades e eventos de tecnologia, para contar pra gente quais s√£o os aprendizados deste universo t√£o nost√°lgico.

Conhe√ßam o Valter Pereira ‚ÄĒ Tech Community Manager na Hotmart ; e Monique Femme ( nossa mais nova integrante do grupo, que assume a posi√ß√£o de Head de Comunidade no Data Hackers), al√©m de Professora do curso MBA em BI, Marketing Digital e Estrat√©gia Data Driven da PUC-RS e Consultora Independente de Comunidades Digitais.

Lembrando que você pode encontrar todos os podcasts da família Data Hackers no Spotify, iTunes, Google Podcast, Castbox e muitas outras plataformas. (em Português)

Enquanto muitos estão altamente preocupados com o impacto do futuro da inteligência artificial na sociedade e com temas como desemprego gerado por AI, dessa vez trouxemos uma visão um pouco diferente.

E não se trata de uma visão qualquer, o artigo da vez foi escrito pelo Marc Andreessen (um dos pioneiros do vale do silício e co-fundador da Andreessen Horowitz, um dos principais fundos de venture capital dos Estados Unidos).

No artigo Andressen explica os motivos pelos quais acredita que AI vai salvar a humanidade e debate sobre temas polêmicos como:

  • AI vai tomar nossos empregos?

  • AI vai arruinar a sociedade?

  • AI vai matar os seres humanos?

E muitos outros tópicos polêmicos e interessantes.

Bom, não fazemos ideia de qual será o impacto da inteligência artificial na sociedade, e justamente por isso acreditamos que o debate em torno do tema é muito importante. (em Inglês)

√Č isso mesmo que voc√™ leu no t√≠tulo, a Google est√° disponibilizando uma s√©rie de cursos gratuitos na √°rea de Intelig√™ncia Artificial com o foco em temas do momento, principalmente me AI Generativa.

A trilha de cursos é toda em inglês e inclui:

  • Introduction to Generative AI

  • Introduction to Large Language Models

  • Attention Mechanism

  • Transformer Models and BERT Model

  • Introduction to Image Generation

  • Create Image Captioning Models

  • Encoder-Decoder Architecture

Se você ainda se sente um pouco perdido a respeito desses assuntos, essa é uma ótima forma de entender um pouco mais (muito melhor do que ficar acompanhando gurus do Instagram) e aprender com mais profundidade sobre o tema. (em Inglês)

OUTROS T√ďPICOS

GhatGPT tem se mostrado uma excelente ferramenta para auxiliar programadores a se tornarem mais produtivos, porém é importante utilizar esse tipo de tecnologia com cautela para evitar erros absurdos que podem jogar no lixo toda a eficiência prometida. Nesse artigo são apresentadas 6 dicas (passo a passo) para escrever melhores códigos utilizando esse tipo de tecnologia. (em Inglês)

Modelos de linguagem como GPT-3/4, LLaMA e PaLM funcionam baseados em tokens. Eles pegam o texto, convertem em tokens e preveem quais tokens devem vir a seguir. Até mesmo a precificação do uso desse tipo de modelo é baseada em Tokens mas nem sempre é tão simples entender como esse processo funciona, pensando nisso trouxemos esse artigo que explora esse assunto. (em Inglês)

Falcon √© uma nova fam√≠lia de modelos de linguagem de √ļltima gera√ß√£o que possuem modelos ‚Äúverdadeiramente abertos‚ÄĚ com recursos que rivalizam com muitos modelos atuais de c√≥digo fechado. Esta √© uma not√≠cia fant√°stica para profissionais, entusiastas e pesquisadores, pois abre as portas para muitos casos de uso interessantes. Esse post explica melhor os segredos desses modelos e como utiliza-los no ecossitema Hugging Face (em Ingl√™s)

A pol√™mica da vez est√° rolando em torno dos endpoints das API's dos modelos LLM's, ao que tudo indica os endpoints da Azure est√£o se mostrando at√© 3,5x mais r√°pidos para uma s√©rie de usos, mesmo em compara√ß√£o com as API's da OpenAI, ser√° que procede? E a pergunta que n√£o quer calar, ser√° que vamos todos precisar migrar pra Azure? (em Ingl√™s)O guia definitivo para bases de dados Vetoriais (Vector Databases)Se voc√™ atua na √°rea de engenharia de dados e estava sentado tranquilo acreditando que os modelos LLM's n√£o iriam te tirar o sossego √© melhor repensar‚Ķ A partir do momento que cada vez mais aplica√ß√Ķes desse tipo est√£o indo para produ√ß√£o novos problemas relacionados a escala e lat√™ncia est√£o surgindo e ao que tudo indica grande parte da solu√ß√£o vai passar por novas t√©cnicas de modelagem e processamento dos dados. Uma das maiores tend√™ncias nessa parte s√£o as "Vector Databases", nesse artigo voc√™s podem entender melhor como funcionam e sua import√Ęncia para as novas solu√ß√Ķes de AI. (em Ingl√™s)

Visualiza√ß√Ķes sofisticadas com subplots em mosaicoEm seu mais novo post o Data Hacker Gustavo Santos apresenta uma dica incr√≠vel, uma lib que pode te ajudar a plotar m√ļltiplos gr√°ficos ao mesmo tempo, sem que sua visualiza√ß√£o se torne uma bagun√ßa.(em Portugu√™s)

DICA DE V√ćDEO

Supletivo Data Hackers - DuckDBNeste vídeo, mergulhamos no mundo do DuckDB, o revolucionário banco de dados analítico que está transformando a maneira como os dados são processados e analisados. Seja você um entusiasta de dados, um desenvolvedor ou um cientista de dados, este vídeo vai te cativar com suas ideias e revelar todo o potencial do DuckDB. (em Português)

VAGAS DA SEMANA

Analytics Engineer - HotmartHíbrido - BH/SP/Brasil

  • Experi√™ncia em manipula√ß√£o e organiza√ß√£o de arquivos;

  • Experi√™ncia com abordagem "ETL/ELT as a code" para a constru√ß√£o de Data Marts e Data Warehouses;

  • Experi√™ncia com infraestrutura em nuvem;

  • Conhecimento em linguagens de desenvolvimento, preferencialmente, Python;

  • Conhecimento em Redshift e PostgreSQL;

S√£o Paulo - SP

  • Mestrado ou Phd em vampos relacionados a ci√™ncia da computa√ß√£o, machine learning, estat√≠stica aplicada etc;

  • 10+ anos de experi√™ncia em √°reas relacionadas a Machine Learning;

  • Python ou R;

  • Scala ou SQL;

  • Ingl√™s avan√ßado;

MEME DA SEMANA

Dica do @datascience_memes

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

Nesse recente infogr√°fico lan√ßado pelo site Visual Capitalist, s√£o listadas as 20 cidades mais polu√≠das do mundo, o curioso √© que todas elas ficam na √ćndia, Paquist√£o ou China. A m√° qualidade do ar √© uma das principais causas de mortes em todo o mundo, de acordo com um estudo de 2020 do Health Effects Institute, 6,67 milh√Ķes de pessoas morreram como resultado da polui√ß√£o do ar em 2019.

Al√©m dos milh√Ķes de mortes prematuras a cada ano, o custo global dos danos √† sa√ļde associados √† polui√ß√£o do ar atualmente √© de US$ 8,1 trilh√Ķes. Se tiver curiosidade para entender como √© a realidade de uma dessas cidades veja esse document√°rio no Youtube. (em Ingl√™s)

PROXIMOS EVENTOS E MEETUPS

MLOps community - LLM's in production 15 de junho - 100% online e gratuito

Imers√£o Alura IA19 a 23 de junho - 100% online e gratuito

26 a 29 de junho - (Dia 28 trilha exclusiva de Dados + AI)

*Obs: Os fundadores da comunidade Data Hackers estar√£o ao vivo no dia 28/07 (Cupom de desconto de 15% para participantes da comunidade: DATAHACKERS15)

DATA+AI Summit - Databricks26 a 29 de junho - San Francisco/USA + evento online e gratuito

Big Data Brazil Experience 2023 21 de outubro - SP - Participantes do Data Hackers tem descontos pelo link

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Logo

Copyright © datahackers.com.br.Gostaria de parar de receber esses emails?Você pode atualizar suas preferências ou remover o cadastro dessa lista de emails.