- Data Hackers Newsletter
- Posts
- Confira as 10 melhores análises do Data Hackers Challenge 2025!
Confira as 10 melhores análises do Data Hackers Challenge 2025!
Chegamos a fase final do Data Hackers Challenge 2025! Agora é hora de decidir qual análise vai levar para casa o Nintendo Switch 2, o Plaud AI e a Alexa Echo Show!
Caso seja a primeira vez que você ouve falar do Data Hackers Challenge, trata-se do maior desafio da maior pesquisa do mercado de dados do Brasil. A State of Data Brazil é um projeto idealizado e conduzido pelo ecossistema Data Hackers, em parceria com a consultoria global Bain & Company, que apresenta um panorama do mercado de trabalho brasileiro em dados.
Em sua 5ª Edição, a pesquisa reflete a visão de variados papéis de atuação em empresas, como os de analista de dados, cientista de dados e engenheiro de dados, bem como diferentes perfis de experiência profissional, incluindo analistas júnior, pleno, sênior e gestores.
Conhecendo o Data Hackers Challenge
Com base nos dados da pesquisa, os participantes tiveram de 30 de junho até 04 de agosto de 2025 para explorar o dataset da pesquisa e produzirem suas análises.
Em uma edição inédita, que se consolidou como a maior até agora, o desafio contou cpm muitas novidades, como a Trilha Challenge, com aulas conduzidas por Leon Solon (Mestre em Computação Aplicada, Doutorando em Inteligência Artificial e Host e instrutor no Let's Data) e as Lives com Especialista, conduzidas pela Bain & Company e pelo Zoho Analytics - plataforma de análise de dados e inteligência de negócios e parceiro da 4ª Edição do Data Hackers Challenge.
As análises podiam ser simples, como uma análise exploratória e visual dos dados, ou complexas, utilizando técnicas avançadas de Machine Learning e libs de apps de dados como Shiny e Streamlit.
O mais importante era a aderência aos 4 critérios de avaliação:
Relevância das análises apresentadas: As análises apresentadas fazem sentido? As conclusões encontradas podem ser realmente úteis para as pessoas? Os objetivos das análises estão claros? Foram bem explorados? Os dados foram bem utilizados para orientar o processo de análise?
Qualidade das visualizações: A apresentação das análises está clara? Foram utilizados gráficos/tabelas/recursos visuais que fazem sentido para a análise? A escolha das cores, padrões e fontes trouxe maior facilidade para o leitor do estudo? O estudo e visualizações levam em conta a acessibilidade do conteúdo?
Originalidade das análises: O estudo apresentado conseguiu fugir do padrão tradicional da análise? As análises conseguiram ir além do relatório State of Data (que já foi amplamente divulgado para todo o Brasil)? Os leitores vão encontrar análises que vão além das análises comuns?
Documentação e legibilidade do código: Suas análises e códigos estão legíveis? Uma pessoa vai conseguir interpretar seu código e entender o que foi feito em cada etapa? Foi feita uma explicação objetiva de como dados externos foram obtidos, citando as fontes? O código/notebook permite que as análises sejam “reproduzíveis”?
Esses são os 10 finalistas, ordenados por data do último envio:
Mulheres em dados: tecnologia e a dupla jornada - Ana Flavia Lopes Goncalves
Data Hackers Managers – Radiografia dos gestores em dados - Pedro Andrade
A Jornada do Profissional de Dados: Mapeando Transições de Carreira no Brasil - Natasha Brandão
IA Generativa: Fato, Moda ou Pressão Corporativa? - Rafael Figueiredo
Transição de carreira para Dados: O que te espera? - Samyr de SouzaPereira
De Boomers à Geração Z: os desafios da liderança na área de dados segundo as gerações - isasouzas
Agora, você já conhece as 10 melhores análises do Data Hackers Challenge 2025 e pode conferir os melhores insights sobre o mercado de Dados e Inteligência Artificial brasileiro.
Confira todas as análises e dê um upvote nos seus projetos preferidos!