3 usos bizarros de AI que estão prestes a se tornar realidade 😱

Veja 10 dicas para melhorar suas visualizações de dados Evento online e gratuito da NVIDIA abordando o futuro da tecnologia

Fala Data Hackers, prontos para começar mais uma semana acompanhando as novidades no mundo dos dados?Hoje vamos falar de um tema que eu particularmente adoro, que são as polêmicas no mundo da inteligência artificial. Para isso trouxemos exemplos de alguns usos bizarros de AI que estão mais próximos da realidade do que você imagina.Mas não para por aí, temos vários outros assuntos interessantes:

 

 

Começa hoje! Segunda, terça e quarta, de 19 a 22 de setembro, a NVIDIA Brasil irá disponibilizar sessões com a participação em tempo real de especialistas técnicos e de mercado, em português, onde irão comentar o conteúdo das apresentações do GTC, bem como sanar possíveis dúvidas dos participantes. É a sua chance de acompanhar conteúdos incríveis em uma das maiores conferências de tecnologia do mundo na companhia de especialistas da indústria. IMPORTANTE: para participar destas sessões, é necessário inscrever-se antes no GTC (link abaixo)    Inscreva-se no Nvidia GTC aqui! (em Português)

A inteligência artificial está cada vez mais bizarra e nós podemos provar com 3 exemplos

Não é novidade para ninguém que quanto mais as soluções baseadas em AI vem avançando e aumentando sua complexidade, mais casos de uso bizarros começam a surgir. Mas a verdade é que os cenários previstos na série "Black Mirror" são cada vez mais reais e nós podemos provar a partir de 3 exemplos. 

Eu confesso que a primeira vez que vi esse projeto me lembrei do livro 1984 e seu clássico personagem "Big Brother" pois ele usa milhares de câmeras espalhadas nas principais cidades do mundo para detectar o momento exato que as fotos publicadas no Instagram foram registradas e tentar encontrar a gravação daquele momento. Apesar de existirem oportunidades relacionadas a segurança ou até mesmo a decisões jurídicas não deixa de ser estranho pensar como estamos sendo monitorados constantemente. (em inglês)

Independente de você acompanhar programas de TV ou não, provavelmente deve conhecer o programa ‘America’s Got Talent’ (onde jurados assistem apresentações artísticas e fazem suas críticas, dão notas e decidem quem passa ou não para as próximas fases do programa). Mas recentemente um algoritmo mudou a cena do programa, uma startup utilizou a mesma tecnologia utilizada para criar Deep Fakes para re-criar os jurados do programa ao vivo, onde 3 cantores reais se tornavam avatares hiper-realistas dos jurados do programa. (em inglês)

Alguns dos conteúdos que mais têm chamado a atenção na área de tecnologia são as ferramentas que conseguem gerar imagens através de AI. Já mostramos aqui várias ferramentas como Dall-e e Stable Diffusion que conseguem gerar imagens incríveis como um "sofá em formato de abacate" mas o próximo nível dessas tecnologias é a geração de vídeos totalmente artificiais. Obviamente essas tecnologias ainda estão um pouco longe da nossa realidade mas saiba que já tem muita gente trabalhando nisso.

Sabemos que toda boa história tem por trás da sua construção um roteiro que dita a cronologia dos pontos e conduz o leitor para os momentos de impacto. Com dados não é diferente!

 Quando trabalhamos com visualização, precisamos nos atentar no desenvolvimento e disponibilização das nossas informações de forma clara e impactante para tornar o dado acessível.

Além disso, existem erros básicos que podem prejudicar muito a visualização dos dados e impedir que as pessoas vejam a informação com a atenção necessária. 

Pensando nisso a Giuliana de Jong do time de dados do Grupo Boticário fez esse artigo sensacional em que ela dá dicas importantes de como construir a sua visualização de dados! Vale a pensa conferir. (em Português)

 

Ta aí uma notícia que curtimos. A Meta (antigo Facebook) decidiu passar o controle do Framework de Deep Learning PyTorch para a Linux Foundation.

Com isso é bem provável que a tecnologia ganhe cada vez mais adeptos pois reduz bastante o conflito de interesses da Meta em torno do framework que agora passa a dividir a administração da entidade com outras companhias como Nvidia, Google, Microsoft, AMD e Amazon.

Para quem já usa o PyTorch, nada vai mudar. Na verdade, a expectativa é que a partir de agora a iniciativa ganhe mais impulso, uma vez que a nova fase será regida por quatro princípios fundamentais:

  • Permanecer com código aberto;

  • Manter uma marca neutra (sem envolvimento direto com uma companhia, como antes);

  • Permanecer justo;

  • Criar uma forte identidade técnica;

 (em Português)

Nesse artigo o Data Hacker Ricardo Júnior resolveu abordar um dos temas mais em alta na área de Machine Learning nos tempos recentes, MLOps. No artigo ele apresenta os conceitos por trás do monitoramento de modelos de machine learning e como o AWS SageMaker Model Monitor pode nos ajudar com isso. (em Português)

Depois dos últimos releases do Python 3.11 uma das coisas que mais chamou a atenção da comunidade é como a linguagem tem se tornado mais rápida. Com isso muitos devs, principalmente fans de Python estão se perguntando se já da pra prever quando o Python irá superar o C++ em termos de velocidade e é exatamente essa análise que foi o tema desse artigo. (em Inglês)

Uma das maiores vantagens dos modelos baseados em árvores de decisão é a facilidade de se explicar o impacto das diferentes features do modelo. Mas um dos maiores desafios é que quanto maior a complexidade do modelo mais difícil fica essa explicação e a ideia dessa biblioteca é justamente trazer técnicas avançadas de visualização de dados para os modelos de árvore de decisão. (em Inglês)

Se você atua como Dev e tem acompanhado o avanço da área de Engenharia de Dados, certamente deve ter diversas dúvidas sobre o tema e se perguntar sobre o que é necessário para fazer transição para a área. Nesse post do "Pragmetic Engineer" ele não só explica em detalhes sobre o que um DE faz na prática, como mostra como essa nova profissão está associada ao desenvolvimento de software. (em Inglês)

99 Vidas: Inteligência Artificial nos video gamesTodo mundo aqui já sabe o quanto a AI tem impactado nossas rotinas, passando por limpeza da casa até entretenimento e no mundo dos video games não podia ser diferente. Mas como tudo isso começou? Quais são os melhores jogos com usos de IA? Esse bate papo do Paulo Vasconcellos do Data Hackers com a galera do 99 vidas ficou imperdível! (em Português)

VAGAS DA SEMANA

  • Experiência em Análise Exploratória de dados;

  • Experiência em construção de dashboards;

  • Conhecimento em SQL;

  • Conhecimento em ferramentas de visualização de dados (Tableau, Google Data Studio);

  • Conhecimento em Excel/Google Sheets.

  • Cursando ensino superior;

  • Programação em Python;

  • Inglês básico;

Desejável:

  • Conhecimento básico de bibliotecas de processamento de dados, machine learning e visualização de dados;

  • Manipular bases de dados SQL;

O que importa é entregar o que o cliente pediu, certo? ...Certo?

Essa deve ser uma das visualizações de dados mais tristes já publicadas por aqui, mas acreditamos que a análise de dados pode nos ajudar a compreender o cenário atual e pensar em formas de planejar melhor o nosso futuro. Uma parceria do Instituto Fogo Cruzado com o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos, da Universidade Federal Fluminense (GENI-UFF)(em Português) desenvolveu uma série de estudos mapeando como o Rio de Janeiro está cada vez mais dominado por facções e milícias armadas. Os estudos contam com tabelas, mapas e infográficos e mostram em detalhes como o crime organizado vem ampliando sua atuação ao longo dos anos. Se preferir ir direto ao mapa clique aqui. (Em português)

19 a 22 de setembro | Evento Gratuito e 100% OnlineMeetup Engenharia de Dados - Arquiteturas modernas de dados

22 de setembro | 19h - Evento Gratuito e 100% OnlineMeetup Nubank - Datomic: desafios e benefícios de um banco de dados imutável

22 de setembro | 18:30h - Evento Gratuito e 100% OnlineCurrent: Kafka Summit04 a 05 de Outubro - Parte Online gratuitaCoalesce: The Analytics Engineer Conference17 a 21 de Outubro - Parte Online gratuitaImpact: The Data Observability Summit25 e 26 de Outubro - Parte Online gratuitaAWS Re:Invent28 de Novembro a 02 de Dezembro - Parte Online gratuita

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso

.