Bing vai QUEBRAR o Google!¬†ūüéä

Raio-X dos profissionais de Dados no Brasil; 40 referências para deixar seu Pandas BOMBADO; Como subir um projeto de Eng. de Dados do zero?

Fala Data Hackers! Está chegando o Carnaval e a gente não vai te deixar só na mão dos bloquinhos.

Essa news está RECHEADA de referências para montar um currículo de dar inveja para qualquer Sênior old-school. A principal notícia da semana vem logo depois da Microsoft incorporar o Chat GPT no Microsoft Teams: A MSFT agora deu um passo para bater de frente com sua arqui-inimiga: a Google! A empresa de Gates anunciou que vai incorporar uma AI (baseada no Chat GPT da OpenAI) no Bing, seu motor de buscas na web.

No outro destaque, o mestre Andr√© Sionek trouxe pra gente um baita post no blog do Data Hackers, onde ele DESENHOU a carreira dele num Grafo/Plot incr√≠vel! O artigo mostra o quanto √© importante ser resiliente e estar sempre em constante aprendizado para se tornar um profissional relevante.Sionek conta como utilizou situa√ß√Ķes do Trabalho para incorporar itens cr√≠ticos ao seu portf√≥lio, como adicionava novas ferramentas ao seu "Cinto do Batman", sem pular etapas ou tentar aprender tudo ao mesmo tempo.

Ele tamb√©m demonstra graficamente como nossa capacidade de aprendizado aumenta conforme vamos avan√ßando de senioridade. Enfim, esse post est√° na minha lista de favoritos e recomenda√ß√Ķes para qualquer um que esteja em QUALQUER EST√ĀGIO de carreira no mundo de dados.

Essa semana que passou tivemos o lan√ßamento do Report State of Data Brazil 2022, feito em parceria entre Bain & Company + Data Hackers que est√° dando o que falar em toda rodinha de conversa de pros de dados. Nessa pr√≥xima ter√ßa-feira, a Bain & Company junta 4 grandes nomes brasileiros do mercado de data para discutir os resultados da pesquisa numa live IMPERD√ćVEL no LinkedIn. J√° ativa a notifica√ß√£o para n√£o perder! (em Portugu√™s)

Imagina poder trabalhar com Ciência de Dados numa das maiores empresas do país. Legal, mas poder entregar Data Science de IMPACTO direto ao consumidor/usuário, não é para qualquer um. Nesse episódio, conversamos com o time de Dados do GB para aprender mais sobre os projetos mais interessantes que eles trabalham lá dentro. E é muita coisa legal! Tem o BotiEssence, que faz sugestão de produtos pro consumidor final; o BotiColorista, que faz classificação de tendências de cores; e o projeto Lyra iniciativa para tornar os processos do time de performance de produto mais data-driven. Episódio imperdível! (em Português)

MSFT lan√ßou essa semana um novo mecanismo de pesquisa Bing com IA (powered by OpenAI GPT3), dispon√≠vel em pr√©-visualiza√ß√£o no Bing.com, para oferecer uma pesquisa melhor, respostas mais completas, uma nova experi√™ncia de bate-papo e a capacidade de gerar conte√ļdo.‚ÄúA IA mudar√° fundamentalmente todas as categorias de software, come√ßando com a maior categoria de todas ‚Äď a pesquisa‚ÄĚ, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. ‚ÄúHoje, estamos lan√ßando o Bing e o Edge com tecnologia de co-piloto e bate-papo de IA, para ajudar as pessoas a aproveitar melhor a pesquisa e a web.‚ÄĚ√Č um baita passo da Microsoft para bater de frente com a hegemonia do Google nas buscas atualmente. (em Portugu√™s)

O mestre Andr√© Sionek sempre nos surpreende com v√°rias visualiza√ß√Ķes campe√£s - literalmente - que demonstram toda beleza que existe por tr√°s dos Dados. Al√©m disso, √© uma refer√™ncia no ensino de Eng. de Dados, com uma pegada hands-on e trazendo sua xp real nas aulas.Nesse post, Sionek nos presenteou com uma bela visualiza√ß√£o dos principais pontos da sua carreira, desde 2006, quando ele ainda nem trabalhava com Data, at√© os dias de hoje, onde √© l√≠der de um time de dados e ensina dezenas de alunos no seu bootcamp. Ele d√° dicas essenciais para quem est√° iniciando ou que tenha um bom tempo de carreira, mas se sente perdido com o volume de informa√ß√Ķes dispon√≠veis por a√≠. SENSACIONAL! (em Portugu√™s)

Quem n√£o ama o Pandas? At√© eu, Data Engineer de longa-data, prefiro MIL VEZES trabalhar com o bom e velho Pandas, sempre que poss√≠vel, ao inv√©s de PySpark, Snowpark ou mesmo o Arrow. Esse post aqui tr√°s 40 refer√™ncias de libs, frameworks e plugins para te deixar muito mais produtivo no ūüźľ.

Do PrettyPandas para printar os dataframes bonitinhos a extens√Ķes do Jupyter pra fazer o preview interativo dos DFs. (em Ingl√™s)

 

Subir um ambiente escalável de Data Engineering demora tempo, correto? Não necessariamente! O Data Engineer da Airbyte Simon Spaeti escreveu um artigo detalhando como subir um ambiente production-grade de Eng. de Dados, em 20 minutos. E não é só usando uma plataforma só: Spaeti sobe Kubernetes, Dagster, Minio e até Superset, da base do Data Lake, à ferramenta de data-viz. Exemplo perfeito pra quem está criando um portfolio do zero em Eng. de Dados. (em Inglês)

Duas das organiza√ß√Ķes mais respeitadas do meio de Tech, se juntaram para fazer um relat√≥rio muito necess√°rio e condizente com nossa realidade atual. ‚Äú

O estado da tecnologia respons√°vel

‚ÄĚ de 2023 √© baseado nas opini√Ķes de mais de 500 l√≠deres empresariais em todo o mundo para entender prioridades, motiva√ß√Ķes e benef√≠cios percebidos da implementa√ß√£o de pr√°ticas, metodologias e frameworks de tecnologia respons√°vel. (em Portugu√™s)

O Data Hacker Gustavo Santos trouxe uma contribuição interessante para nosso blog falando sobre a Análise de Correspondência: um método parecido com PCA, mas com foco em variáveis categóricas. Pode ser muito bem aplicado em textos e conjuntos de termos. Gustavo mostra um exemplo de como rodar essa análise em R, plotando um gráfico para materializar a proximidade entre termos. (em Português)

Dynamic Data Policies no JPMorganUm dos maiores desafios na escala de uma organiza√ß√£o data-driven √© a governan√ßa e gest√£o de acesso. Seguindo um dos principais paradigmas do Data Mesh, Governan√ßa Federada Automatizada, o JPMorgan, um dos maiores bancos do mundo, mostra como foi a jornada de dar escala √† aplica√ß√£o din√Ęmica de pol√≠ticas de acesso a dados usando a Immuta, uma das solu√ß√Ķes da Modern Data Stack refer√™ncia em Data Governance. (em Ingl√™s)

VAGAS DA SEMANA

  • An√°lise de dados (estat√≠stica e capacidade anal√≠tica)

  • Gest√£o de projetos

  • L√≥gica de programa√ß√£o

  • No√ß√Ķes de banco de dados

  • Ferramentas de BI e SQL

  • Escolaridade M√≠nima: P√≥s-gradua√ß√£o - Mestrado

  • Forma√ß√£o desejada: Ci√™ncias Exatas, P√≥s-gradua√ß√£o - Mestrado; Matem√°tica

  • Conhecimento em Matem√°tica; Matem√°tica Financeira; Experi√™ncia em Estat√≠stica (pr√©-processamento e an√°lise de dados); Linguagem R

KKKKK Eu sou esse gato TODO SANTO DIA

Mais uma vez o Nexo Jornal ganhando destaque essa semana, agora com uma s√©rie de visualiza√ß√Ķes sobre os layoffs das startups/empresas de tech. Janeiro de 2023 j√° bateu o recorde anterior, com Salesforce, Google e outras gigantes mandando mais de 80 mil pessoas embora. A situa√ß√£o n√£o est√° nada f√°cil e n√£o h√° ind√≠cios que o cen√°rio vai melhorar.O DH manda for√ßa para todos que est√£o passando por momentos dif√≠ceis. Contem com a comunidade! (em portugu√™s)

14 de Fevereiro de 2023 - 18:00 às 19:00 - Gratuito e Online.

14 de Fevereiro de 2023 - 19:00 às 21:00 - Cupom com 100%: CONFRARIA-CONVITE

Programa de Verão IME 2023 Últimas turmas - Fevereiro de 2023 - Diversos cursos a preços acessíveis (R$ 60 a R$ 500)

Obs: O programa também conta com alguns cursos gratuitos.

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso

.