O mais novo brasileiro bilionário graças à inteligência artificial 💰

Fala Data Hackers, bora começar a semana com as novidades do mundo dos dados?

Que a inteligência artificial tem movimentado verdadeiras fortunas pelo mundo não é novidade pra ninguém, mas pela primeira vez um brasileiro chega à lista de bilionários da Forbes graças a esse mercado: Daniel de Freitas, que fundou a Character.AI com seu ex-colega do Google Noam Shazeer, é um dos novos nomes na lista. A empresa, que acaba de levantar uma rodada de investimentos de US$ 150 mi, traz a possibilidade de desenvolver bots definindo fatores como personalidade e interesses, e ainda oferece bots que são réplicas de pessoas reais, como celebridades e personagens históricos.

Além dessa notícia riquíssima (oops…), hoje trazemos ainda artigos de grande utilidade, dicas de ferramentas e as notícias de maior destaque que rolaram no universo dos dados na última semana.

Confira alguns dos destaques da news de hoje:

O brasileiro Daniel de Freitas surpreendeu muita gente ao aparecer na lista de bilionários da Forbes, principalmente por ser considerado a primeira pessoa do Brasil a conquistar essa fortuna graças a IA. Daniel fundou a Character.AI junto com Noam Shazeer, seu ex-colega no Google, e a empresa acaba de levantar uma rodada de investimentos de US$ 150 mi sob liderança de Andressen Horowitz.A Character.ai é um app semelhante a um chatbot, porém baseado em LLM's: isso permite ao usuário conversar com bots virtuais que são réplicas de pessoas reais, como por exemplo celebridades, figuras históricas (até mesmo quem já morreu) e protagonistas de games, entre muitas outras possibilidades. Também é possível utilizar a ferramenta para criar e treinar personagens novos, definindo traços de personalidade, interesses e estilos de conversa. (em Português)

O canal Programação Dinâmica no Youtube deu destaque aos projetos ganhadores do Challenge 23 da pesquisa State of Data Brazil, no video a Kizzy apresenta 3 projetos incríveis de ciência de dados para inspirar o seu portfólio e aprendizado na área. (em Português)

Um estudo da Universidade de Purdue mostrou que o ChatGPT fornece respostas incorretas para perguntas de programação de software em mais de 50% das vezes. Sim, até jogar cara ou coroa pode ser melhor... A pesquisa analisou as respostas do ChatGPT a 517 perguntas do Stack Overflow, usando critérios como consistência, acurácia e abrangência. A conclusão foi de que 52% das respostas foram incorretas e 77% foram prolixas (ou, em outras palavras, enroladas). Mas não parou por aí.

Além da precisão das respostas, os pesquisadores avaliaram quão convincentes elas seriam para participantes da comunidade, submetendo-as a avaliação humana e medindo o engajamento.Os resultados mostraram o ChatGPT capaz de enganar muita gente: quase 40% das respostas foram bem avaliadas (sendo que 77% delas estavam erradas). A conclusão foi de que a abordagem abrangente e a linguagem bem articulada do ChatGPT podem fazer com que respostas completamente erradas pareçam corretas aos usuários. (em Inglês)

Já falamos muito por aqui do quanto um portfólio de dados pode ser importante para a carreira dos profissionais da área. Mas nem sempre é fácil entender como se criar um portfólio, onde hospedá-lo, como divulgá-lo e por aí vai. Diante desse desafio, o Data Hacker Antonio Junior resolveu ajudar toda a comunidade criando um guia passo a passo de como produzir um site visualmente atraente e com bom conteúdo no próprio Github (que, apesar de ser a plataforma mais usada para armazenar projetos técnicos, muitas vezes não é tão atraente em matéria de design, o que pode tornar suas páginas difíceis de apresentar para quem não é da área de dados, como gestores e pessoal de RH).No guia é apresentado um passo a passo de como criar um site e organizar um portfólio de maneira descomplicada, sem precisar digitar uma linha de HTML ou CSS. (em Português)

OUTROS TÓPICOS

Novos artigos postados no Gizmodo en Español agora apresentam um aviso na parte inferior dizendo que seu “conteúdo foi traduzido automaticamente do original. Devido às nuances da tradução automática, pode haver pequenas diferenças.”. Segundo fontes internas, a empresa dona do site decidiu acabar com toda sua estrutura de criação de conteúdo, tradução e localização em espanhol, demitiu editores e tradutores, e agora está usando IA para traduzir artigos. (em inglês)

(Traduzido automaticamente por uma IA - hahaha mentira, essa parte ainda não!)

Com toda o hype sobre do uso de IA Generativa para resolver problemas de negócios, muitas empresas apostaram imediatamente em times multidisciplinares de especialistas blindados e focados apenas em entregar soluções baseadas em LLM's em poucas sprints, uma vez que plugar as API's da OpenAI nas aplicações existentes não era algo tão complexo e poderia gerar muito resultado. Mas com o passar do tempo esse tipo de organização de equipes parou de fazer sentido, pois esses time não podem ficar focados nisso para sempre, e uma nova dúvida surge: como organizar a estrutura de equipes para lidar com inciativas envolvendo AI generativa? É exatamente nisso que esse artigo se aprofunda. Vale a pena conferir! (em inglês)

Na semana passada rolou a Google Cloud Next, conferência anual da Google onde são reunidos parceiros, clientes, entusiastas e especialistas do universo Google para discutir as inovações previstas para a plataforma e a visão de futuro dos produtos e negócios em torno do ecossistema GCP. Dentre as principais novidades apresentadas no evento, teve grande destaque o futuro do BigQuery e o chamado BigQuery Studio, que agora promete concentrar todas as funcionalidades em um ambiente unificado tanto para engenharia de dados quanto para análise de dados e ML, prometendo maior produtividade para os usuários da ferramenta. (em Inglês)

Sabia que existe uma pequena ilha caribenha chamada Anguilla que está faturando milhões de dolares por mês com o registro de sites com o domínio ".ai"? Tudo indica que esse pequeno lugarejo já conseguiu aumentar 10% do seu PIB graças ao boom da IA, simplesmente porque é responsável pelo cobiçado nome de domínio .ai (em Inglês)

Qualquer pessoa que queira criar aplicativos, mas não saiba desenvolver software, agora tem uma nova ferramenta a sua disposição. O GPT Engineer foi projetado para facilitar a geração de código através de prompts em linguagem natural e já conta com mais de 40 mil estrelas no Github, além de uma comunidade com mais de 3 mil membros. A ferramenta não é apenas um simples assistente, mas uma solução abrangente para as necessidades de desenvolvimento de software, sendo capaz de gerar uma base de código inteira a partir de um único prompt. (em Inglês)

DICA DE VÍDEO

Ciência de dados é um termo abrangente que agrupa três disciplinas: estatística/matemática, tecnologia/aprendizado de máquina e negócios. Por serem tantas frentes distintas, nem sempre é fácil entender quais as características mais importantes para os profissionais dessa área. Nesse vídeo Cassie Kozyrkov (Chief Decision Scientist no Google) dá conselhos para pessoas que estão se desenvolvendo na área, expondo quais as principais características dos melhores Cientistas de Dados com que ela já trabalhou. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

Brasília - DF - Presencial

  • Formação em Administração, Finanças, Estatística, Economia ou Engenharia de Sistemas;

  • Pós-graduação em Administração, Finanças, Data Analytics, Big Data, Data Engineering ou similares;

  • Ampla compreensão de análises de dados e ferramentas de modelagem e visualização;

  • Habilidade de comunicar com clareza resultados de estudos de dados e fazer sugestões;

  • Experiência em metodologias ágeis;

  • Inglês avançado;

  • Experiência com indenizações de seguros (diferencial).

São Paulo - SP - Presencial

  • Experiência com Python;

  • Conhecimentos em nuvem pública (preferencialmente AWS);

  • Conhecimento de pipelines e implementação de modelos;

  • Conhecimentos em ferramentas de bibliotecas de Machine Learning;

  • Experiência com construção de APIs;

  • Conhecimentos em Docker, Kubernets;

    Veja outras vagas na área de dados do Itaú nesse link

MEME DA SEMANA

Apostos que você também já tentou "ensinar o padre a rezar a missa", veja mais memes como esses no nosso canal do slack.

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

A maioria dos unicórnios - startups privadas avaliadas em mais de 1 Bi de dólares - dos EUA tem pelo menos um fundador imigrante, segundo a Fundação Nacional para a Política Americana (NFAP). Embora algumas das empresas e fundadores sejam bem conhecidos, como a SpaceX do sul-africano Elon Musk, centenas de unicórnios menos comentados foram fundados a partir dos talentos centenas de países. mas Quais seriam, no entanto, os países que mais se destacam nessa lista?Veja esse Dataviz para descobrir. (em Inglês)

PROXIMOS EVENTOS E MEETUPS

  • 12 de setembro - 19h - 100% Online e gratuito

  • 22 e 23 de setembro - Balneário Camboriú - SC

  • 21 de outubro - Belo Horizonte - MG

  • 21 de outubro - SP - Participantes do Data Hackers tem descontos pelo link (vagas esgotadas!)

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Logo