Ainda vale a pena migrar de carreira para a √°rea de dados em 2024? ūüßź

E mais: Neuralink implanta chip em c√©rebro humano, que passa a controlar computador √† dist√Ęncia; NVIDIA revela o mais poderoso Chip de AI de todos os tempos

Fala, Data Hackers! Bora começar a semana santa ficando se atualizando sobre as novidades do mundo dos dados?

Nessa edição trazemos um artigo que conta a história da publicação científica de 2017 que iniciou toda a revolução que estamos vivendo em relação à inteligência artificial, e os 8 pesquisadores do Google que a escreveram. Trazemos também o vídeo divulgado pela Neuralink em que o primeiro humano a ter um chip implantado em seu cérebro joga xadrez em um computador sem usar nada além de sua mente, e o mais poderoso chip voltado para a IA em todos os tempos, revelado recentemente pela NVIDIA.

Confira outros destaques:

Nessa edição resolvemos fazer uma longa análise sobre um dos temas mais pedidos pela nossa comunidade: migração de carreira na área de dados.

Não importa se você é um profissional de outra área vindo para a área de dados, se é um desenvolvedor e sonha em se tornar cientista de dados, se é um analista de finanças mas quer mesmo é ser um analista de dados um dia…

Todo mundo que j√° viveu algo parecido sabe o quanto esse processo gera d√ļvidas, ao ponto de todo mundo acabar se perguntando: Ser√° que vale a pena migrar para dados em 2024?

Diante disso criamos um guia completo baseado em 5 passos, com dicas e orienta√ß√Ķes para todo mundo que estiver passando por uma situa√ß√£o parecida.

Participamos de um episódio do Hipsters.Tech, um dos maiores podcasts de tecnologia do Brasil, falando um pouco sobre os insights trazidos pela pesquisa State of Data Brazil 2023 e traçando um panorama do mercado de análise de dados, que está em franco crescimento, no Brasil. Se você se interessa por análise de dados e pela compreensão do mercado como um todo, ouça agora mesmo na sua plataforma favorita!

Sabe toda a revolu√ß√£o provocada pela intelig√™ncia artificial que estamos presenciando? Tudo come√ßou com ‚ÄúAten√ß√£o √© tudo que voc√™ precisa‚ÄĚ, uma publica√ß√£o cient√≠fica lan√ßada em 2017 por 8 pesquisadores do Google (ainda que um j√° tivesse sa√≠do da empresa, na ocasi√£o). Foi esse paper que deu origem √† variedade de IA chamada de redes neurais, o que evoluiria depois para um sistema digital t√£o poderoso que seus resultados pareciam fruto de uma intelig√™ncia ‚Äúalien√≠gena‚ÄĚ. Confira essa hist√≥ria completa! (em Ingl√™s)

A Neuralink, empresa de Elon Musk que desenvolve interfaces cérebro-computador através de dispositivos implantados, apresentou na semana passada um vídeo em que Noland Arbaugh, homem tetraplégico que foi o primeiro a ter um chip implantado em seu cérebro, joga xadrez em um computador usando apenas seu pensamento.

O paciente descreveu a experi√™ncia como ‚Äúusar a for√ßa‚ÄĚ dos cavaleiros jedi na s√©rie Guerra nas Estrelas. A Neuralink foi acusada de ter exposto macacos, usados como cobaias, a morte e sofrimento em seus experimentos, mas a primeira experi√™ncia humana parece estar indo bem at√© aqui. (em Ingl√™s)

Depois de ter se tornado uma das maiores empresas do mundo por conta de seu chip de IA H100, a NVIDIA pretende voar ainda mais alto com seus novo superchip Blackwell B200 GPU. Segundo a empresa, os 208 bilh√Ķes de transistores do B200 GPU oferecem 20 petaflops, reduzindo custo e consumo de energia em at√© 25 vezes em compara√ß√£o com um H100.

Vale conferir os detalhes do superchip, que segundo a empresa deve custar entre 30 e 40 mil dólares e que pode ter sua capacidade escalada com milhares de chips conectados trabalhando juntos. (em Inglês)

OUTROS T√ďPICOS

Prepare seu ambiente de estudos de Big Data com PySpark e uma Data Warehouse na nuvem
Na busca por dominar um novo assunto, o que √© frequente quando se fala em ci√™ncia de dados, a prepara√ß√£o de um cen√°rio para isso pode fazer toda a diferen√ßa. Pensando nisso, o Data Hacker Vitor Ferreira Lins resolveu compartilhar como ele preparou um verdadeiro ‚Äúlaborat√≥rio‚ÄĚ para se aprofundar em Big Data, usando uma m√°quina Linux para executar PySpark localmente com acesso a at√© dois bancos de dados gratuitos da Oracle na nuvem, com capacidade para armazenar at√© 20GB de dados cada. (em Portugu√™s)

Parceria? Apple negocia usar Gemini, do Google, no iOS 18
Segundo a Bloomberg News, a Apple est√° negociando um acordo para incorporar o mecanismo do Gemini, IA generativa do Google, na atualiza√ß√£o iOS 18 do iPhone. Seria uma forma de superar a lentid√£o na implementa√ß√£o de aplica√ß√Ķes de IA pela Apple, o que vinha causando receio nos investidores e foi um dos fatores que pesou para que a gigante perdesse o t√≠tulo de empresa mais valiosa do mundo para a Microsoft, apoiadora da OpenAI. (em Portugu√™s)

Técnicas avançadas de SQL demonstradas numa situação real
Neste artigo, o engenheiro de dados Furcy Pin explica como fez a fus√£o de duas tabelas de dados em uma √ļnica de forma organizada e seletiva usando t√©cnicas avan√ßadas de SQL e o Google BigQuery. Para quem quer se aprofundar na escrita de SQL e escrever melhor, uma excelente refer√™ncia. (em Ingl√™s)

Por dentro da plataforma de Reinforcment Learning da Lyft
Na empresa estadunidense Lyft, foi constru√≠da toda uma plataforma para o desenvolvimento e treinamento de modelos de reinforcement learning, modelos estes que foram fundamentais quanto a problemas de tomadas de decis√£o que outras t√©cnicas como supervised learning e otimiza√ß√£o de modelos falharam em resolver. Este artigo descreve como o ecossistema de machine learning da empresa foi expandido para dar suporte aos modelos de reinforcement learning, e quais li√ß√Ķes foram aprendidas no caminho. (em Ingl√™s)

7 cursos gratuitos para se tornar um engenheiro de ML
Esta lista traz 7 cursos gratuitos do Google voltados para Machine Learning, indo desde aspectos introdutórios até o teste e o debug de modelos, passando ainda pela preparação de dados para treinamento e pela estruturação de recursos. Para quem quer se aprofundar nesse mundo, um excelente material. (em Inglês)

Um guia para entender Regress√£o Linear de uma vez por todas
Apesar de termos contato com a regressão linear desde o ensino médio, poucos são os que entendem o algoritmo com profundidade e são capazes, por exemplo, de entender todas as métricas resultantes do modelo de regressão ajustado aos dados. Pensando nisso, o Data Hacker Edson Junior fez esse guia, que aborda a abordagem inferencial da regressão linear com exemplos didáticos para dominar o assunto de uma vez por todas. (em Português)

DICA DE V√ćDEO

Neste v√≠deo, Karine Lago, uma das maiores especialistas em Power BI do Brasil, analisa 5 vagas de emprego que exigem dom√≠nio dessa ferramenta, delimita a atua√ß√£o dos diferentes profissionais e explica as formas como o Power BI pode ser √ļtil em cada um dos cargos. (em Portugu√™s)

VAGAS DA SEMANA

S√£o Paulo-SP - Presencial

  • Experi√™ncia s√≥lida em an√°lise de dados, modelagem estat√≠stica e desenvolvimento de algoritmos de Machine Learning;

  • Profici√™ncia em linguagens de programa√ß√£o como Python, R ou SQL;

  • Conhecimento avan√ßado em frameworks e bibliotecas de Machine Learning, como TensorFlow, Scikit-learn e Keras;

  • Experi√™ncia com t√©cnicas de clusteriza√ß√£o, regress√£o e classifica√ß√£o;

  • Familiaridade com ferramentas de visualiza√ß√£o de dados, como Tableau, Power BI ou matplotlib;

  • Capacidade de trabalhar de forma colaborativa em um ambiente multidisciplinar;

  • Forma√ß√£o em Ci√™ncia da Computa√ß√£o, Estat√≠stica, Matem√°tica, Engenharia ou √°reas relacionadas;

  • Desej√°vel experi√™ncia pr√©via em projetos de CRM ou Marketing Digital.

Rio de Janeiro-RJ - Presencial

  • Forma√ß√£o em Marketing, Administra√ß√£o de Empresas, Engenharia ou √°reas afins;

  • Conhecimento em AWS;

  • Conhecimento de SQL e outras ferramentas de an√°lise, bem como software de relat√≥rios (PowerBI, Tableau);

  • 3 anos ou mais de experi√™ncia em fun√ß√Ķes de lideran√ßa em Insights ou Analytics, conduzindo trabalhos de dados complexos e tecnologias associadas;

  • 3 anos ou mais de experi√™ncia em capta√ß√£o de recursos, engajamento, marketing, estrat√©gias de comunica√ß√£o e/ou mobiliza√ß√£o;

  • Capacidade de desenvolver ferramentas ad hoc para an√°lise e previs√£o;

  • Experi√™ncia intermedi√°ria em pelo menos uma linguagem de programa√ß√£o de an√°lise de dados;

  • Ingl√™s fluente.

MEME DA SEMANA

DATA VISUALIZATION DA SEMANA

As redes sociais possuem uma din√Ęmica complexa: em um piscar de olhos uma rede at√© ent√£o tida como popular pode cair em desuso, com uma outra surgindo como que do nada. E algo determinante pra isso √© o comportamento dos adolescentes, cuja ades√£o aos v√≠deos curtos do TikTok foi fundamental para o r√°pido crescimento da plataforma. Mas quais s√£o as redes que os adolescentes mais usam hoje? O pessoal do Visual Capitalist usou uma pesquisa feita pelo Pew Research Center entre setembro e outubro de 2023 com jovens estadunidenses entre 13 e 17 anos para construir esse dataviz respondendo a essa pergunta. (em Ingl√™s)

PR√ďXIMOS EVENTOS E MEETUPS

TDC 2024 SUMMIT SÃO PAULO: Inteligência Artificial
26 e 27 de março - São Paulo-SP (ou online)

Tecton Apply
3 de abril - Online

Dremio Surface
2 e 3 de maio - Nova York, EUA e Online

Rockset Index
26 e 27 de março - São Paulo-SP (ou online)

Data + AI Summit
10 e 13 de junho - San Francisco, Califórnia

HackTown 2024 (Data Hackers têm 15% de desconto!)
01 de agosto - Santa Rita do Sapucaí-MG

Big Data Brazil Experience 2024
16 de novembro - S√£o Paulo-SP

AWS Innovate
On-demand - Online

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso canal do slack.

Wow! Já que chegou até aqui, qual a nota dessa edição da Newsletter?

Pode dar sua opini√£o sincera...

Login or Subscribe to participate in polls.

Logo