Descreva seu sonho que o Google desenha¬†ūüĒģ

Quanto as Big Techs est√£o pagando para profissionais de Data

Fala, Data Hackers. Vamos para mais uma news imperdível!Nessa edição, trouxemos um modelo surpreendente da Google que cria imagens de alta-resolução e fidelidade, somente na base de textos. Sim: você pede a foto de um gato, de jaqueta preta, andando de moto numa praia e BOOM! Ele te manda uma imagem tão real quanto aqueles seus sonhos aleatórios.Mas também trouxemos muuuuitas outras novidades bem bacanas, como:

T√£o vendo esse polvo saindo de um portal com um jornal na m√£o e esse fu$@#ng Guaxinim astronauta? Eles foram criados por uma IA.¬†Sim!O Google publicou recentemente o Imagen: um poderoso modelo que cria imagens atrav√©s de texto. Os resultados s√£o surpreendentes! O time do Google conta que modelos textuais gen√©ricos, como o T5, pre-treinados em corpus de somente texto¬†deram resultados muito efetivos. Depois da primeira imagem gerada, o time usa¬†modelos de difus√£o de super-resolu√ß√£o para chegar na imagem final de alta-resolu√ß√£o.¬†O time tamb√©m conta todas as preocupa√ß√Ķes √©ticas do uso do modelo, principalmente contra efeitos indesej√°veis em grupos marginalizados. Foi retirado do modelo todo tipo de linguagem violenta e pornogr√°fica.Aqui o link do paper se voc√™ quiser ir a fundo desse projeto. Muito bacana! (em Portugu√™s)

Montar uma stack para rodar Machine Learning em produção não é nada simples: muitas ferramentas são novas, algumas tem sobreposição uma com a outra e todas elas são poucas utilizadas por empresas no Brasil. Um usuário do Reddit fez esse site que compila quase todas as ferramentas para MLOps, onde você pode combinar cada uma delas e ler um review de cada uma. Show! (em Inglês)

 

O Data Hacker João Ataíde pegou o dataset da pesquisa State of Data Brasil 2021 e fez uma análise bem interessante: Qual é a formação dos profissionais Seniors que preencheram a pesquisa? 

Não vou dar spoiler da análise, mas não foge muito do que sempre falamos: Formação é sim importante! (em Português)

Seguindo esse embalo sobre salários e carreira de profissionais de dados, trazemos um post bacana mostrando como estão os salários de profissionais de dados na FAANG, as grandes empresas de Tech. Interessante ver o quanto Netflix paga bem mais que todas as outras. (em Inglês)

A ferramenta de videos Zoom está lançando um modelo que usa Machine Learning para identificar na conversa dos presentes o quanto eles estão propensos a comprar ou interessados na conversa. A feature chamada de Zoom IQ for Sales é fruto de um investimento grande da empresa em P&D nessa área, para se tornar uma ferramenta mais focada no mercado de Vendas e Marketing. (em Português)

O surgimento de ferramentas mais simples e focadas em partes da jornada dos dados tem mudado muito o cenário das empresas e o nosso dia-a-dia. Nesse post, o Seattle Data Guy traz 5 feras no assunto para comentar das tendências nos próximos anos na Modern Data Stack. (em Inglês)

VAGAS DA SEMANA

  • Forma√ß√£o em Neg√≥cios, Engenharia ou Ci√™ncia da Computa√ß√£o

  • Exp. em Product Management e Agilidade

  • Entendimento de DS e AI/ML

  • Experi√™ncia com SQL e ferramentas com Tableau, PowerBI, etc

  • Superior em andamento, forma√ß√£o entre Jul-Dez/2023

  • Programa√ß√£o, coleta e limpeza de Dados

  • Conhecimento em ML e Estat√≠stica

Domine GIT e GITHUB em 1 p√°gina!A Let√≠cia Coelho, Dev na ArcTouch e Co-fundadora da comunidade BeeStrong Code fez um Cheat-Sheet completa√ßo de Git e Github, duas ferramentas essenciais para todos profissionais de dados que queiram realmente evoluir em suas entregas.Clique para obter mais conte√ļdos desses e acompanhar o trampo da Let√≠cia.¬†(em Portugu√™s)

"Eu não preciso ler a documentação. Consigo fazer funcionar."Você, com a próxima lib python que botar no código.

Eu não torço pra nenhum e nem quero trazer polêmica, mas dados são dados! O Data Hacker Elias Neto fez esse lindo gráfico de cordas mostrando como que tem sido as batalhas entre os grandes times cariocas. E aí? Quem é freguês de quem? rsrsrs (em Português)

01 a 03 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

04 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

Obs: Call for papers j√° est√° aberto

27 a 30 de Junho - Evento Gratuito e 100% Online

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso.