8 ferramentas baseadas em AI que prometem melhorar sua produtividade em 2023 😎

Tendências da Modern Data Stack em 2023; Criando uma aplicação em Python para extrair tópicos de arquivos de áudio; Conheça as 10 melhores universidades em Ciência de Dados no Brasil;

Fala Data Hackers, sabia que essa já é a newsletter de número 250 da comunidade DH?

Que tal começar esse ano elaborando estratégias para ser mais produtivo utilizando AI no seu dia a dia? Esse é o tema em destaque dessa edição da newsletter, mas não para por aí! O ano já começou com eventos online marcados e com vagas de emprego em empresas incríveis como Tiktok e MongoDB.Além disso, temos outros assuntos bem legais, dê uma olhada:

Essa lista ficou bem legal, e vai muito além do ChatGPT.O empreendedor Maxime Topolov decidiu reunir nesse artigo 8 ferramentas baseadas em AI que podem nos ajudar a fazer tarefas comuns no dia a dia.As ferramentas tem diferentes focos, como por exemplo produzir conteúdos de alta qualidade em texto automaticamente, editar vídeos com AI, geração de imagens em alta resolução, gerar músicas e trilhas sonoras para vídeos. Tem até um app que te permite fazer "perguntas para livros" tentando encontrar soluções para suas dúvidas diretamente em mais de 100 mil livros já indexados pelo Google. (em Inglês)

Supletivo Data Hackers - Dadosfera - Quinta 19/01 às 20hOs Data Hackers Rodrigo Teoria e Allan Sene vão apresentar a plataforma Dadosfera para a comunidade Data Hackers, primeira Plataforma SaaS de Data & AI BRASILEIRA, que se propõe a entregar toda a modern data stack em um lugar só. Conteúdo imperdível! (em Português)

Essa solução surgiu para o desespero dos estudantes que pensaram que o ChatGPT seria a solução para todas as tarefas escolares. O GPT Zero é um algoritmo criado por um estudante da universidade de Princeton e já nos primeiros testes se mostrou muito poderoso para detectar se um conteúdo longo foi desenvolvido pelo ChatGPT, determinando se foi algo feito por humanos ou pela AI.

Em conteúdos mais curtos o algoritmo ainda não funciona bem, será que essa vai ser a oportunidade para os alunos "malandros"? De qualquer forma a pesquisa ainda está em fases iniciais e ainda pode evoluir muito. (em Inglês)

 

Prukalpa é uma empreendedora no mundo dos dados e co-fundadora da Atlan (uma plataforma com o foco em gestão de metadados), além de muito presente nas discussões que envolvem governança e gestão de dados, todos os anos ela elabora uma lista com os principais temas que ela acredita que vão ter relevância na área de dados e esse ano não poderia ser diferente.

Nesse artigo ela destacou as quatro grandes tendência envolvendo a Data Modern Stack em 2023 e além disso o post também aborda 6 tendencias de 2022 que continuarão em alta nesse ano. O conteúdo está bem interessante e certamente vale a pena dedicar um tempo a sua leitura. (em Inglês)

Esse post fez muito barulho na internet, e apesar da polêmica por trás, apresenta um questionamento muito interessante. Segundo o autor ele leu um artigo onde uma empresa declarava que tinha 60 modelos de detecção de churn em produção e se orgulhava desse feito, ele então resolveu se perguntar: "Seria melhor ter um só modelo generalista? Ou 60 modelos, um para cada segmentação específica?". Diante dessa polêmica ele fez uma série de simulações tentando entende qual dos dois cenários apresentava melhores resultados. Não vou falar mais para não dar spoiler, mas dê uma olhada no post (e depois nos comentários para entender que as simulações dele também apresentam limitações). (em Inglês)

Provavelmente você já deve ter visto alguns algoritmos de NPL que conseguem pegar um conjunto de texto e extrair tags ou tópicos dos principais assuntos presentes naquele texto, eles são muito úteis para análises textuais, interpretação de pesquisas, segmentação de conteúdos, detecção de temas impróprios etc. Esse artigo segue essa mesma ideia, mas vai um pouco além, aplicando essa mesma técnica em arquivos de áudio diretamente. (em Inglês)

Que tal começar o ano aprendendo novos conhecimentos? Esse post apresenta um curso de Data Management para Data Scientists da universidade Wisconsin-Madison de forma gratuita. (em Inglês)

Um ponto do ChatGPT que surpreendeu muita gente é a capacidade de criação de queries, mas será que ele consegue fazer consultas a bancos de dados tão bem quanto um analista de dados? Esse artigo desvenda esse mistério! (em Inglês)

Uma área que ainda vai aproveitar muito as novidades vindas dos modelos de AI é o setor do entretenimento e quem pensa que eles não estão de olho nessas novas tecnologias está muito enganado. Recentemente a Disney mostrou um algoritmo desenvolvido por eles que terá a capacidade de envelhecer pessoas em fotos e filmes de maneira automática, abrindo um leque de oportunidades para editores e produtores de vídeos. (em Inglês)

10 melhores universidades de Ciência de Dados no BrasilNesse video Jerry Strazzeri listou os melhores cursos de bacharelado em Ciência de Dados no Brasil. O interessante é que existem diversos cursos espalhados pelo país. Esse vídeo é ótimo para quem está em busca de uma formação universitária na área de dados. (em Português)

VAGAS DA SEMANA

  • Pelo menos 3 anos de experiência com analytics (preferencialmente em empresas tech);

  • SQL avançado;

  • Python ou R (desejável mas não obrigatório);

  • Experiência sólida em ferramentas de BI/Visualização de dados (preferencialmente Tableau);

  • Habilidades de apresentar estudos e comunicar com stakeholders;

  • Formação em matemática, estatística, computação (mestrado é desejado);

  • Pelo menos 7 anos de experiência comprovada em Dados (conhecimento em ecommerce é desejado);

  • Pelo menos 2 anos de experiência em gestão de pessoas;

  • SQL;

  • Python ou R;

  • Sólidos conhecimentos em experimentação e testes A/B;

E você? Já corrigiu alguém hoje?

Diversas espécies de animais foram extintas ao longo dos últimos 500 anos, e várias outras ainda correm sério risco de extinção, como uma espécie de rinocerontes que possui apenas 2 animais vivos (mãe e filha). Nessa Dataviz incrível criada pela equipe da Reuters, foram reunidos os dados das espécies que tiveram registro de extinção nos últimos 500 anos. Mais que uma visualização de dados, esse estudo serve como uma verdadeira aula para entender como ainda causamos muito impacto na vida das espécies. (em Inglês)

17 de Janeiro 20h - 100% online e gratuito

19 de Janeiro 20h - 100% online e gratuito

Programa de Verão IME 2023 Janeiro e Fevereiro de 2023 - Diversos cursos a preços acessíveis (R$ 60 a R$ 500)

Obs: O programa também conta com alguns cursos gratuitos.

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso

.