• Data Hackers Newsletter
  • Posts
  • 8 ferramentas baseadas em AI que prometem melhorar sua produtividade em 2023¬†ūüėé

8 ferramentas baseadas em AI que prometem melhorar sua produtividade em 2023¬†ūüėé

Tendências da Modern Data Stack em 2023; Criando uma aplicação em Python para extrair tópicos de arquivos de áudio; Conheça as 10 melhores universidades em Ciência de Dados no Brasil;

Fala Data Hackers, sabia que essa j√° √© a newsletter de n√ļmero 250 da comunidade DH?

Que tal começar esse ano elaborando estratégias para ser mais produtivo utilizando AI no seu dia a dia? Esse é o tema em destaque dessa edição da newsletter, mas não para por aí! O ano já começou com eventos online marcados e com vagas de emprego em empresas incríveis como Tiktok e MongoDB.Além disso, temos outros assuntos bem legais, dê uma olhada:

Essa lista ficou bem legal, e vai muito al√©m do ChatGPT.O empreendedor Maxime Topolov decidiu reunir nesse artigo 8 ferramentas baseadas em AI que podem nos ajudar a fazer tarefas comuns no dia a dia.As ferramentas tem diferentes focos, como por exemplo produzir conte√ļdos de alta qualidade em texto automaticamente, editar v√≠deos com AI, gera√ß√£o de imagens em alta resolu√ß√£o, gerar m√ļsicas e trilhas sonoras para v√≠deos. Tem at√© um app que te permite fazer "perguntas para livros" tentando encontrar solu√ß√Ķes para suas d√ļvidas diretamente em mais de 100 mil livros j√° indexados pelo Google. (em Ingl√™s)

Supletivo Data Hackers - Dadosfera - Quinta 19/01 √†s 20hOs Data Hackers Rodrigo Teoria e Allan Sene v√£o apresentar a plataforma Dadosfera para a comunidade Data Hackers, primeira Plataforma SaaS de Data & AI BRASILEIRA, que se prop√Ķe a entregar toda a modern data stack em um lugar s√≥. Conte√ļdo imperd√≠vel! (em Portugu√™s)

Essa solu√ß√£o surgiu para o desespero dos estudantes que pensaram que o ChatGPT seria a solu√ß√£o para todas as tarefas escolares. O GPT Zero √© um algoritmo criado por um estudante da universidade de Princeton e j√° nos primeiros testes se mostrou muito poderoso para detectar se um conte√ļdo longo foi desenvolvido pelo ChatGPT, determinando se foi algo feito por humanos ou pela AI.

Em conte√ļdos mais curtos o algoritmo ainda n√£o funciona bem, ser√° que essa vai ser a oportunidade para os alunos "malandros"? De qualquer forma a pesquisa ainda est√° em fases iniciais e ainda pode evoluir muito. (em Ingl√™s)

 

Prukalpa √© uma empreendedora no mundo dos dados e co-fundadora da Atlan (uma plataforma com o foco em gest√£o de metadados), al√©m de muito presente nas discuss√Ķes que envolvem governan√ßa e gest√£o de dados, todos os anos ela elabora uma lista com os principais temas que ela acredita que v√£o ter relev√Ęncia na √°rea de dados e esse ano n√£o poderia ser diferente.

Nesse artigo ela destacou as quatro grandes tend√™ncia envolvendo a Data Modern Stack em 2023 e al√©m disso o post tamb√©m aborda 6 tendencias de 2022 que continuar√£o em alta nesse ano. O conte√ļdo est√° bem interessante e certamente vale a pena dedicar um tempo a sua leitura. (em Ingl√™s)

Esse post fez muito barulho na internet, e apesar da pol√™mica por tr√°s, apresenta um questionamento muito interessante. Segundo o autor ele leu um artigo onde uma empresa declarava que tinha 60 modelos de detec√ß√£o de churn em produ√ß√£o e se orgulhava desse feito, ele ent√£o resolveu se perguntar: "Seria melhor ter um s√≥ modelo generalista? Ou 60 modelos, um para cada segmenta√ß√£o espec√≠fica?". Diante dessa pol√™mica ele fez uma s√©rie de simula√ß√Ķes tentando entende qual dos dois cen√°rios apresentava melhores resultados. N√£o vou falar mais para n√£o dar spoiler, mas d√™ uma olhada no post (e depois nos coment√°rios para entender que as simula√ß√Ķes dele tamb√©m apresentam limita√ß√Ķes). (em Ingl√™s)

Provavelmente voc√™ j√° deve ter visto alguns algoritmos de NPL que conseguem pegar um conjunto de texto e extrair tags ou t√≥picos dos principais assuntos presentes naquele texto, eles s√£o muito √ļteis para an√°lises textuais, interpreta√ß√£o de pesquisas, segmenta√ß√£o de conte√ļdos, detec√ß√£o de temas impr√≥prios etc. Esse artigo segue essa mesma ideia, mas vai um pouco al√©m, aplicando essa mesma t√©cnica em arquivos de √°udio diretamente. (em Ingl√™s)

Que tal começar o ano aprendendo novos conhecimentos? Esse post apresenta um curso de Data Management para Data Scientists da universidade Wisconsin-Madison de forma gratuita. (em Inglês)

Um ponto do ChatGPT que surpreendeu muita gente é a capacidade de criação de queries, mas será que ele consegue fazer consultas a bancos de dados tão bem quanto um analista de dados? Esse artigo desvenda esse mistério! (em Inglês)

Uma área que ainda vai aproveitar muito as novidades vindas dos modelos de AI é o setor do entretenimento e quem pensa que eles não estão de olho nessas novas tecnologias está muito enganado. Recentemente a Disney mostrou um algoritmo desenvolvido por eles que terá a capacidade de envelhecer pessoas em fotos e filmes de maneira automática, abrindo um leque de oportunidades para editores e produtores de vídeos. (em Inglês)

10 melhores universidades de Ciência de Dados no BrasilNesse video Jerry Strazzeri listou os melhores cursos de bacharelado em Ciência de Dados no Brasil. O interessante é que existem diversos cursos espalhados pelo país. Esse vídeo é ótimo para quem está em busca de uma formação universitária na área de dados. (em Português)

VAGAS DA SEMANA

  • Pelo menos 3 anos de experi√™ncia com analytics (preferencialmente em empresas tech);

  • SQL avan√ßado;

  • Python ou R (desej√°vel mas n√£o obrigat√≥rio);

  • Experi√™ncia s√≥lida em ferramentas de BI/Visualiza√ß√£o de dados (preferencialmente Tableau);

  • Habilidades de apresentar estudos e comunicar com stakeholders;

  • Forma√ß√£o em matem√°tica, estat√≠stica, computa√ß√£o (mestrado √© desejado);

  • Pelo menos 7 anos de experi√™ncia comprovada em Dados (conhecimento em ecommerce √© desejado);

  • Pelo menos 2 anos de experi√™ncia em gest√£o de pessoas;

  • SQL;

  • Python ou R;

  • S√≥lidos conhecimentos em experimenta√ß√£o e testes A/B;

E você? Já corrigiu alguém hoje?

Diversas esp√©cies de animais foram extintas ao longo dos √ļltimos 500 anos, e v√°rias outras ainda correm s√©rio risco de extin√ß√£o, como uma esp√©cie de rinocerontes que possui apenas 2 animais vivos (m√£e e filha). Nessa Dataviz incr√≠vel criada pela equipe da Reuters, foram reunidos os dados das esp√©cies que tiveram registro de extin√ß√£o nos √ļltimos 500 anos. Mais que uma visualiza√ß√£o de dados, esse estudo serve como uma verdadeira aula para entender como ainda causamos muito impacto na vida das esp√©cies. (em Ingl√™s)

17 de Janeiro 20h - 100% online e gratuito

19 de Janeiro 20h - 100% online e gratuito

Programa de Verão IME 2023 Janeiro e Fevereiro de 2023 - Diversos cursos a preços acessíveis (R$ 60 a R$ 500)

Obs: O programa também conta com alguns cursos gratuitos.

Obs: gostaria de ter seu evento divulgado aqui? Basta compartilhar ele em nosso

.